Como lavar a roupa de praia
Biquínis, fatos de banho, roupa de surf – todos têm preceitos para serem lavados e durarem mais tempo. Evite alguns erros e previna um fim precoce da sua roupa de praia.
- Especialista
- Sílvia Menezes
- Editor
- Ricardo Nabais e Alda Mota

Vai tudo para a máquina a seguir a uma ida à praia? Não... Algumas peças podem, de facto, ser lavadas – sempre a baixas temperaturas – mas é preciso ter algum cuidado. Mas deve dar-se preferência à lavagem à mão, menos agressiva para a roupa. Se junta a prática do surf aos banhos de sol, então todo o cuidado é pouco: os fatos de neopreno, que servem para este desporto, são robustos e resistentes, mas delicados quando chegam à barrela. Não podem mesmo ir para a máquina de lavar, ou ser lavados com detergente.
Como lavar fatos de banho
Maiôs e biquínis são feitos de tecidos sintéticos, como nylon ou poliéster. Podem reter odores ou danificar-se com alguma facilidade. Se os lavar convenientemente, pode fazê-los durar mais tempo.
Passo-a-passo para a lavagem à mão
- Encha um recipiente com água fria ou morna. Não deve usar água quente, senão deteriora o material.
- Utilize sabão com pH neutro. Pode então introduzir a peça de roupa a lavar, esfregando-a muito suavemente.
- Passe-a outra vez por água fria limpa.
- Não a torça; após a lavagem, forme com ela uma bola e aperte-a para libertar o excesso de água. Assim, evita que perca a elasticidade.
- Seque na corda, de preferência à sombra, mesmo que isso leve mais tempo. O sol degrada-a, fazendo-a perder a cor.
- No caso de peças grandes, pondere usar um saco de rede para que o peso do tecido molhado não provoque o excessivo alongamento e deformação das fibras.
Não deve usar lixívia ou qualquer produto tira-nódoas, sob pena de danificar o tecido. Tente remover qualquer mancha com um pano embebido em vinagre branco.
Lavagem à máquina
É menos aconselhável, por poder alterar as cores dos fatos de banho ou reduzir a sua elasticidade. Se o fizer, deve:
- escolher um programa de lavagem para roupas delicadas.
- lavar a frio ou, no máximo, a 30 graus;
- optar por uma centrifugação muito suave;
- não use amaciador, pois não tem qualquer vantagem neste tipo de fibras.
Nunca use a máquina de secar – pode deformar a roupa de praia. Seque-a ao ar livre e, de preferência, à sombra.
Se o fato de banho tiver manchas de protetor solar – por se ter espalhado mal – é preciso, também, ter alguns cuidados. Deve limpar a zona afetada com detergente manual para loiça, esfregando suavemente. Depois, lave normalmente.
Atenção ao cloro e ao sal
A ida à praia ou à piscina pode ter um efeito degradante sobre a roupa de praia. No primeiro caso, por ação do sal; no segundo, devido ao cloro. Por isso, passe-a por água logo que chegue a casa, da praia ou da piscina, para a libertar do contacto com o sal e o cloro.
Evite guardar as peças húmidas ou molhadas – ou, ainda, com manchas.
Se pratica natação com frequência, lave o fato de banho regularmente (pode fazê-lo na máquina). Esprema-o sem torcer, para que não se estrague, e nunca o seque na máquina ou no radiador.
Fatos de surf
Os chamados fatos de neopreno servem para diversos desportos aquáticos, como surf, windsurf, paddle ou até pesca submarina. São resistentes ao contacto intensivo com a água, mas, para manterem a robustez e não reterem odores, devem ser lavados a preceito.
- Deve lavá-lo de cada vez que o utiliza, em água fria, do avesso e do direito; periodicamente, use um detergente suave, o seu champô ou um detergente próprio para fatos de neopreno;
- uma vez lavado, ponha-o logo a secar, ao ar livre. Coloque-o num cabide ou, se for muito grande, dobre-o a meio pela zona da cintura para evitar que o seu peso, enquanto molhado, provoque o alongamento excessivo do tecido.
- tenha cuidado em não o deixar exposto ao sol demasiado tempo, pois os raios UV também deterioram este material.
Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão
Somos a DECO PROTESTE, a maior organização de consumidores portuguesa, consigo há 30 anos. A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio.
Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |