Notícias

Brazuca: fabrico de bola de futebol sem falhas

11 junho 2014 Arquivado

11 junho 2014 Arquivado

Visitámos uma fábrica da Adidas, na China, onde é feita a bola que irá ser usada no mundial de futebol, no Brasil. Verificámos que há uma boa gestão das condições sociais e ambientais.

Para descobrirmos se a Adidas respeita os direitos dos trabalhadores no fabrico da Brazuca, a bola que desenhou para o campeonato mundial no Brasil, viajámos até ao sul da China. Visitámos uma das fábricas onde é produzida a Brazuca, situada em Shenzen, com a autorização da Adidas. A fábrica emprega 1400 trabalhadores, sendo que 90% são migrantes, provenientes de outras províncias chinesas.

Direitos dos trabalhadores respeitados

Entrevistámos os trabalhadores e os responsáveis da fábrica, analisámos a documentação e avaliámos as instalações. Verificámos que as iniciativas de responsabilidade social são fortes e abrangem toda a cadeia de produção. Não existe trabalho infantil, nem jornadas prolongadas que impliquem trabalho manual.

Na China, as relações sindicais ainda são precárias e os sindicatos estão dependentes do Estado. Também a segurança social oferecida pelo Governo está descentralizada e compromete o futuro dos trabalhadores. Como tal, é preciso melhorar os benefícios sociais dos trabalhadores e a sua qualidade de vida. Verificámos que a Adidas está a implementar medidas para ajudar os trabalhadores, como cuidados médicos, compensações, apoio na maternidade e pensões de reforma.

As medidas de segurança melhoraram bastante. No que respeita ao fabrico da Brazuca, a pintura da cobertura exterior da bola é feita com 10 máquinas, uma para cada cor. O odor dos químicos era particularmente forte na zona de pintura, mas os trabalhadores usavam máscaras protetoras na altura da nossa visita.

Embora as condições de saúde e segurança dos trabalhadores sejam controladas pela fábrica, decidimos analisar uma bola num laboratório independente e certificado. Não encontrámos problemas relacionados com os materiais tóxicos usados na bola.


Imprimir Enviar por e-mail