Notícias

Bandeiras nas praias: o que significam e premeiam

21 julho 2017
Bandeira Azul, Praia Acessível e Praia com Qualidade de Ouro são os principais galardões atribuídos às praias portuguesas.

21 julho 2017
Se frequenta as praias portuguesas, conhece a Bandeira Azul e talvez já tenha reparado que esta surge muitas vezes acompanhada pelas bandeiras Praia Acessível e Qualidade de Ouro. Saiba o que significam estes galardões e o que premeiam.

Praia com Qualidade de Ouro

É um galardão promovido pela associação ambientalista Quercus e avalia exclusivamente a qualidade da água balnear. O objetivo é realçar as praias que ao longo de cinco anos apresentaram sistematicamente águas de qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor).

Esta avaliação inclui todas as águas balneares e não implica processo de candidatura. Para receber esta classificação, a água balnear das praias tem de cumprir os seguintes critérios:
  • qualidade excelente nas cinco últimas épocas balneares;
  • apresentar, em todas as análises realizadas na última época balnear, valores melhores do que os definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa às águas balneares.

Ficam de fora desta lista as águas balneares cuja classificação abranja menos de cinco anos, as que só recentemente resolveram os seus problemas de poluição e as que tenham registado análises de qualidade inferior à fixada como mínimo.