Notícias

Bandeiras nas praias: o que significam e premeiam

21 julho 2017
Bandeira Azul, Praia Acessível e Praia com Qualidade de Ouro são os principais galardões atribuídos às praias portuguesas.

21 julho 2017
Se frequenta as praias portuguesas, conhece a Bandeira Azul e talvez já tenha reparado que esta surge muitas vezes acompanhada pelas bandeiras Praia Acessível e Qualidade de Ouro. Saiba o que significam estes galardões e o que premeiam.

Praia Acessível

Tem como objetivo final tornar todas as praias acessíveis a todos. A existência de equipamentos que permitem o acesso ao banho, ou a passeios na praia, às pessoas com mobilidade condicionada não é um requisito obrigatório para obter o galardão, apenas uma mais-valia recomendada.

Para obter a classificação "acessível", uma zona balnear tem de cumprir obrigatoriamente os seguintes requisitos:
  • acesso pedonal fácil e livre de obstáculos a partir da via pública e até uma entrada acessível da zona balnear;
  • estacionamento ordenado, com lugares reservados para viaturas ao serviço das pessoas com deficiência e mobilidade condicionada, o mais próximo possível dessa entrada;
  • nadador-salvador;
  • colocação de informação, à entrada da praia e no website do município, sobre as condições de acessibilidade e os serviços de apoio disponíveis para pessoas com mobilidade condicionada;
  • rede de percursos pedonais acessíveis, livre de obstáculos e interrupções, com passadeiras no areal (caso exista) ou um percurso pavimentado. Caso haja degraus, têm de ser complementados por rampas suaves e/ou meios mecânicos acessíveis a pessoas com mobilidade condicionada. Estes percursos têm de ter ligação com a zona de banhos de sol, as instalações sanitárias e o posto de primeiros socorros.