Notícias

As preferências de 19 mil viajantes

Alojamento reservado online

Na altura de reservar voos, alojamento e, eventualmente, transporte, há sites que permitem fazer tudo e outros que apenas garantem parte da tarefa. Os portugueses usam, sobretudo, o Booking para reservar o alojamento: é a opção de 44% dos que nos responderam. Já 18% preferem os sites dos operadores turísticos para tratar de tudo e 10% o site da companhia aérea ou do hotel que lhes interessa.

O Booking, o Destinia e o Airbnb são as plataformas mais apreciadas por quem respondeu ao inquérito, embora o grau de satisfação não seja muito elevado. O processo de pagamento é o aspeto que mais agrada aos utilizadores. O descontentamento com o eDreams, o Rumbo e o Lastminute deve-se, sobretudo, à falta de clareza e de transparência da informação no site.

Quisemos ainda saber se os utilizadores destas plataformas tiveram algum problema quando as usaram. Apenas 3% dos inquiridos referiram que as características do alojamento eram piores daquelas que encontraram e 2% indicaram que o preço final tinha sido superior ao anunciado ou que tinham pago um extra para usarem o cartão de crédito. O eDreams, o Lastminute e o Rumbo apresentaram uma maior incidência dos dois últimos problemas. Por esta razão, são sites com os quais é preciso ter maior cuidado na altura da reserva de serviços.

viagens