Notícias

Areia para gatos: acabe com o mau cheiro

26 dezembro 2014
areia para gatos

26 dezembro 2014

Testámos areia mineral, aglomerante e sílica para descobrir qual a melhor forma de lidar com os excrementos do seu gato. Se quer minimizar os odores, dê-lhes pérolas.

Início

Cada gato é um gato e a frequência com que urina condiciona bastante a duração da areia do seu caixote. Se procura a areia mais eficiente para absorver a urina do seu gato e minimizar os odores que os excrementos do bichano espalham pela casa, prefira as pérolas de sílica. A partir de 10 euros mensais poderá forrar a “casa-de-banho” do felino com pérolas que se revelam bastante eficazes na absorção de líquidos e também na redução de odores de fezes e urina.

Optar pela areia aglomerante não é a melhor solução, já que o seu custo anual é mais elevado que o das pérolas de sílica e o seu grau de eficácia na absorção de odores é significativamente inferior. Ainda assim, a areia aglomerante é uma solução prática para a remoção dos excrementos do gato, que podem ser removidos facilmente sem que sinta necessidade de substituir todo o conteúdo da caixa de areia.

Muito mais barata é a opção por areia mineral, que consegue comprar a partir de 3,83 euros mensais. Não é muito eficaz a absorver urina e não consegue resistir ao odor dos excrementos do gato, mas é uma solução de recurso à falta de outra melhor. 

Conselhos para um gato asseado
  • Remova os excrementos do gato pelo menos uma vez por dia, usando uma pá específica para o tipo de areia que utiliza ou para a sílica.
  • Substitua toda a areia da caixa de 10 em 10 dias ou sempre que começar a sentir o odor da urina a espalhar-se pela casa.
  • Prefira caixas de areia com paredes alta ou fechadas, para evitar que a areia suje o resto da casa quando o gato esgravata.
  • Despeje bicarbonato de sódio no fundo da caixa de areia para evitar os maus odores. Pode também optar por pós ou grânulos específicos para este fim, à venda nos hipermercados.
  • Se tem uma caixa fechada para o seu gato, pode colocar filtros de carvão ativado nas grelhas existentes para esse fim no topo das caixas, minimizando os odores produzidos pelos excrementos. Lave as mãos com água e sabão após a manipulação da caixa de areia do gato.

Imprimir Enviar por e-mail