Férias com direitos

Cá dentro ou no estrangeiro, de carro ou avião, em hotel ou casa arrendada, dicas para uma viagem de férias sem problemas.
Casa segura
Durante as férias a sua casa fica mais vulnerável a assaltos e a acidentes. Para evitar surpresas desagradáveis, adote o nosso plano para uma casa segura.
Iluda os ladrões
Dê a entender que a casa está ocupada: peça a alguém da sua confiança para, de vez em quando, retirar a correspondência da caixa do correio, acender as luzes ou abrir e fechar as janelas. Se mora numa vivenda, deixe o perímetro à volta da casa com iluminação suficiente de baixa voltagem. Considere a hipótese de instalar um sistema de segurança ou contratar os serviços de uma empresa de vigilância.
Seja discreto
Diga que vai estar fora só a quem for necessário. Evite anunciar que vai de férias nas redes sociais e isso inclui não postar selfies na praia. A regra de ouro é publicar o que aconteceu e não o que está acontecer. O site PleaseRobMe.com mostra os perigos de demasiada partilha.
Aposte numa boa fechadura
Antes de partir, reviste portas de acesso e janelas. Confirme se estão em boas condições. Nas janelas de correr, depois de fechadas e trancadas, deixe um ferro na calha para impedir o deslize. Reforçar a fechadura da porta ou colocar grades nas janelas pode valer a pena. Um sistema de alarme é uma alternativa, mas lembre-se que lhe pode ser exigida uma fidelização que ultrapassa largamente o período de férias.
Contrate um seguro multirriscos
A lei só obriga a contratar um seguro de incêndio para quem habita num apartamento. Se optar por um multirriscos-habitação fica melhor protegido por pouco mais dinheiro. Antes de contratar uma dessas apólices, consulte o nosso simulador. Pondere ainda contratar um seguro para o recheio da casa.
Não facilite com bens valiosos
Joias, obras de arte, coleções valiosas devem ser mantidas num local seguro, como o cofre de um banco. Se preferir, pode instalar um cofre em casa. Não se esqueça de fazer uma lista pormenorizada dos bens, onde constem as principais características (por exemplo, dimensões) e os números de série, se for caso disso. Tirar fotografias é boa ideia. Em caso de roubo, será mais fácil às autoridades localizarem e identificarem as peças.
Considere comunicar à PSP
A Polícia de Segurança Pública, nos meses de verão, disponibiliza-se a efetuar passagens frequentes pela sua habitação, no percurso das suas patrulhas, durante a ausência em férias. Para obter este serviço específico de vigilância, basta dirigir-se à esquadra policial mais próxima da sua casa, antes de partir de férias, comunicando o período de ausência e solicitando que lhe seja fornecido o serviço.
Exclusivo Simpatizantes
Para continuar a ler, basta entrar no site ou criar uma conta (disponível para subscritores e não-subscritores).