Dossiês

Como reclamar de centros de atendimento médico veterinário

20 julho 2012

20 julho 2012

Saiba o que fazer se achou que o seu animal de estimação não foi bem tratado nestes estabelecimentos.

Quando se dirige a um centro de atendimento médico veterinário (CAMV) com o seu animal, espera contar com um bom profissional, que diagnostique com rapidez e eficiência as maleitas e que, por exemplo, não cobre valores exorbitantes por exames que, nalguns casos, nem se sabe para o que são. 

Livro de reclamações obrigatório
Os CAMV são obrigados por lei a ter (e a disponibilizar) livro de reclamações aos seus clientes. Tais reclamações serão remetidas para a Ordem dos Médicos Veterinários para efeitos de fiscalização e instrução dos respetivos processos de contra-ordenação.

Onde reclamar

Existem entidades próprias para fazer as suas denúncias em caso de problemas, a saber:

  • Ordem dos Médicos Veterinários: instituição representativa dos licenciados em medicina veterinária ou equiparados legais que exercem atividades veterinárias. O seu objetivo principal é a defesa do exercício da profissão veterinária, competindo-lhe, entre outras atribuições, a de exercer a jurisdição disciplinar em relação aos médicos veterinários por atos de natureza médico-veterinária praticados no exercício da profissão. As penas a aplicar vão desde a advertência (menos gravosa) à multa até 10 anos o salário mínimo nacional e suspensão até 10 anos (mais gravosa).
    Site: www.omv.pt

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