Dicas

Seguro de responsabilidade civil familiar: descubra se é útil

15 fevereiro 2016
Responsabilidade civil familiar

15 fevereiro 2016

Por menos de 60 euros anuais, pode prevenir danos causados pelos filhos e animais domésticos, durante a condução de bicicleta e prática de desporto.

O seguro de responsabilidade civil familiar é útil para quem tem crianças irrequietas, animais dados a tropelias, empregados domésticos desastrados ou apenas quer precaver danos causados a terceiros na sua vida privada. Desde loiças partidas numa loja de porcelanas à roupa do andar de baixo, estragada com lixívia, paga os prejuízos em troca de um prémio anual reduzido. Basta escolher o pacote de coberturas certo. Veja as que mais lhe interessam.

Pessoas
O seguro de responsabilidade civil familiar cobre danos causados pelo segurado e outros elementos do agregado familiar (cônjuge ou unido de facto, filhos e pais). A maioria das apólices estende a cobertura a irmãos, tios e sobrinhos a viver em economia comum com o segurado, e a crianças à sua guarda (exceto se for um serviço remunerado). Os danos causados por empregados domésticos ao seu serviço também estão incluídos.

Animais
Roupa rasgada, portas arranhadas e outros estragos provocados a terceiros por animais domésticos são situações cobertas. Basta que tenham licença e vacinas em dia. Na rua, devem passear com trela e açaime. Estão excluídos os cães de grande porte, como o pastor alemão, serra da estrela e lobo da alsácia, todos os de guarda e raças perigosas. Para estes, deve contratar um seguro específico para animais domésticos ou, consoante a raça, para cães perigosos.

Desporto
Em caso de acidente, como uma carga mais forte num jogo de futebol, paga despesas médicas e indemnizações à vítima. Exclui a prática de tiro, desportos federados, motorizados ou perigosos, como asa-delta, parapente, boxe e artes marciais.

Imóveis
Útil na falta de um multirriscos-habitação ou condomínio. Se a antena de televisão ou parte do telhado caírem no carro do vizinho, por exemplo, o seguro indemniza-o. Em casas arrendadas, a responsabilidade do inquilino também está assegurada, exceto os danos causados ao imóvel ou mobiliário do proprietário. Algumas apólices alargam a cobertura a habitações de férias.

Bicicletas
A maioria das apólices do seguro de responsabilidade civil familiar cobre a responsabilidade pela condução de bicicletas por crianças até 12 ou 16 anos, em parques ou jardins. Para circular em vias públicas, tem de subscrever um seguro específico.