Dicas

Férias seguras com vista de neve

18 janeiro 2011

18 janeiro 2011

Se está a planear despedir-se deste inverno com uma viagem à neve, prepare um bom kit de sobrevivência.

Leve roupa suficiente para usar em várias camadas para se proteger de queimaduras solares e do frio e hipotermia, descida drástica da temperatura do corpo, que afeta a coordenação e o raciocínio.

No equipamento, inclua chapéu ou gorro e luvas. Para defender os olhos e ver melhor os obstáculos, use óculos de sol ou protetores com lentes escurecidas.

Não esqueça o protetor solar para corpo, lábios e zonas expostas. A neve reflete os raios ultravioleta, o que pode provocar queimadura solar. Retire brincos de metal que arrefecem mais as orelhas.

Antes de se lançar nos desportos de inverno, faça um aquecimento prolongado. Com baixas temperaturas, corre maior risco de sofrer lesões nos músculos, pois estão mais frios e contraídos.

Se sair para explorar a montanha, avise amigos ou familiares sobre o seu destino e quando pensa regressar. Leve água (bem acondicionada para não congelar), meias extra e lanche. Nas viagens de carro, previna-se com um cobertor, lanterna e pilhas, lanche, fósforos e gasolina. Quando o depósito está na reserva, o combustível pode congelar.

Se prefere o conforto interior, não use fogareiro a carvão. Mantenha os aquecimentos elétricos ou a gás longe de cortinados, móveis ou materiais inflamáveis.


Imprimir Enviar por e-mail