Dicas

Consulta do viajante: prepare-se um mês antes de partir

29 julho 2011

Se viajar sobretudo para países da África, Ásia ou América do Sul, deve fazer a consulta do viajante, pelo menos um mês antes. Encontra-a nos centros de saúde e hospitais públicos e também no privado.

Cuidados vitais

Na consulta, informe-se sobre as medidas a tomar antes, durante e após a viagem: além das vacinas, quais os cuidados a ter com a higiene pessoal, a água e os alimentos e os produtos a levar no estojo de primeiros socorros.

Poderá ainda obter informações sobre a assistência médica e condições de segurança no destino, bem como alguns sintomas que devem levá-lo ao médico. Entre estes, estão a febre e a diarreia.

Os doentes crónicos, grávidas, idosos e crianças exigem cuidados especiais. Nalgumas situações, é preciso um relatório do médico a indicar as limitações do doente, para receber a assistência necessária. É o caso de doentes com problemas respiratórios ou cardíacos, que podem precisar de oxigénio no avião.

Por fim, pode ser aconselhado a voltar à consulta ou a falar com o seu médico de família logo que regresse, para verificar se tudo está bem. Esta consulta é obrigatória em caso de febre, sobretudo em caso de diarreia, lesões na pele ou outros sinais que considere estranhos.