Como ter uma horta na cidade
Há cada vez mais autarquias com programas de incentivo à criação de hortas urbanas. Se quer ser agricultor na cidade, veja se está à altura do desafio.
- Texto
- Alda Mota

Não precisa de recorrer à horta de um amigo para garantir hortaliça fresca em casa. É crescente o número de câmaras municipais a disponibilizarem pequenos terrenos para os munícipes cultivarem, eles próprios, legumes e fruta. Se quer chegar ao seu apartamento com uma braçada de nabiças que tratou e colheu, prepare-se para ser um agricultor na cidade.
Conhecer guia Uma horta à mão de semear
A moda parece estar a pegar, apesar de nem todos terem a disponibilidade que é preciso. Antes de calçar as galochas, faça as perguntas necessárias e certifique-se de que tem vontade suficiente e tempo para arregaçar as mangas. Depois, organize-se e dê pequenos passos antes de se aventurar em produções de grande escala.
Como se candidatar a uma horta urbana
As áreas públicas destinadas às hortas urbanas são divididas em pequenos lotes. Se está interessado em cultivar um destes pequenos terrenos, informe-se junto da câmara ou da junta de freguesia sobre se existem parcelas disponíveis, quais os passos a dar para obter uma ou se será aberto concurso para a sua atribuição em breve. Em princípio, cada pessoa (ou agregado familiar) apenas terá direito a um talhão. Normalmente, os requisitos de acesso passam por ser maior e residente no concelho (também há municípios a exigir que aí esteja recenseado).
Informe-se sobre direitos e obrigações
Antes de se aventurar, informe-se sobre qual o tipo de uso que pode dar ao terreno (o que plantar ou semear, por exemplo), quais os seus direitos e obrigações. Não deixe de perguntar se vai ter um espaço para guardar os utensílios e um ponto de água, essencial para a rega. Veja ainda se terá de pagar alguma taxa ao município, se existem requisitos específicos quanto às condições de conservação do local a partir do momento em que passa para as suas mãos e o fim que pode dar aos produtos obtidos. Por uma questão de segurança, pergunte, desde logo, o que terá de fazer quando já não estiver interessado ou não reunir condições para manter a sua horta.
Planeie bem a sua plantação
Cultivar uma enorme variedade de legumes com épocas de plantação e colheita distintas é um projeto ambicioso, que pode exigir disponibilidade quase total. Dimensione a horta em função do tempo que lhe pode dedicar, sobretudo se só contar com algumas horas livres ao fim de semana. Se costuma estar fora umas temporadas, por exemplo, durante as férias ou em deslocações de trabalho, certifique-se de que se organiza para interromper as plantações e sementeiras um mês antes da partida ou recorrer a técnicas de rega que o “substituam” na sua ausência. Pedir a um vizinho, familiar ou amigo para dar uma ajuda, eventualmente autorizando-o a que se abasteça de legumes e frutos, pode ser outra solução.
Lembre-se também de que uma horta demasiado grande representa não só uma carga de trabalhos, como também um gasto adicional, que o obrigará a despender horas extras a cuidar dos trilhos, a colher os frutos e a cozinhar de empreitada para não desperdiçar excedentes. Estreie-se com uma horta pequena, e só tem a ganhar.
Sete razões para ter a sua horta
Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa
Num Mundo complexo e com informação por vezes contraditória, a DECO PROTESTE é o sítio certo para refletir e agir.
- A nossa missão exige independência face aos poderes políticos e económicos.
- Testamos e analisamos uma grande variedade de produtos para garantir que a escolha dos consumidores se baseia em informação rigorosa.
- Tornamos o dia-a-dia dos consumidores mais fácil e seguro. Desde uma simples viagem de elevador ou um desconto que usamos todos os dias até decisões tão importantes como a compra de casa.
- Lutamos por práticas de mercado mais justas. Muitas vezes, o País muda com o trabalho que fazemos junto das autoridades e das empresas.
- Queremos consumidores mais informados, participativos e exigentes, através da informação que publicamos ou de um contacto personalizado com o nosso serviço de apoio.
A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.
Faça parte desta comunidade.
Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |