A praia proporciona momentos de diversão e descontração, mas um descuido pode ter consequências para a saúde ou ameaçar a vida. Passe em revista as regras básicas para usufruir do sol e do mar em segurança.
Contra a radiação e o calor
- Para reduzir o risco de “escaldões” e queimaduras, exponha-se ao sol com moderação. Evite os períodos de maior calor, entre as 11 e as 17 horas. Incentive as crianças a usar chapéu e t-shirt.
- Use protetor solar com fator elevado (Organização Mundial de Saúde recomenda 30), seja qual for o seu tipo de pele. Aplique o produto meia hora antes de sair de casa, para dar tempo que seja absorvido, e de 2 em 2 horas, depois do banho ou de um período de maior transpiração.
- Espalhe uma quantidade generosa em todas as zonas expostas, sem esquecer as orelhas, pontas dos pés e zonas do couro cabeludo onde o cabelo é mais raro ou fino. Não desarme quando a pele ficar morena.
- Caso sofra uma queimadura solar, pode aliviar o desconforto com banhos de água fria e compressas húmidas. Aplique creme hidratante mesmo que a pele descame.
- Mantenha-se à sombra quando as temperaturas são elevadas. Beba água, sumos de fruta e evite o álcool. Este desidrata e atrasa a digestão.
- O vestuário deve ter em conta o controlo da temperatura corporal e a proteção da radiação: o algodão simples ou com mistura de poliéster funciona em ambos. As cores escuras são quentes, mas mais eficazes contra os raios ultravioletas.
- Para a praia, escolha alimentos leves, como sandes de queijo, atum ou carnes frias, para uma digestão mais rápida. Uma folha de alface ou uma rodela de tomate tornam-nas mais frescas. A fruta é também uma boa opção. Pode levar inteira ou cortada e acondicionada em caixa de plástico fechada. Não se esqueça das bebidas. Opte por água ou sumo sem açúcar adicionado.
- A geleira é um bom meio de transporte, sobretudo se tiver alimentos perecíveis, como iogurtes ou fiambre. Encha-a para conservar melhor o frio e coloque no interior placas de refrigeração. Se quiser bebidas frescas, considere uma segunda geleira. Assim, evita abrir muitas vezes a da comida, o que aumenta a temperatura.
- Mantenha a geleira à sombra, de preferência, tapada com uma toalha de cor clara. Pode também enterrá-la parcialmente na areia, à sombra do chapéu.
Segurança na água
- Respeite a cor da bandeira, siga as indicações do nadador-salvador e ensine as crianças a fazê-lo.
- Vigie os mais pequenos, sobretudo quando estiverem a tomar banho.
- Não entre no mar repentinamente após a exposição ao sol, nem salte em locais de profundidade desconhecida. Respeite o período de digestão.
- Se tiver problemas dentro de água, mantenha a calma, peça ajuda e tente nadar em oblíquo à corrente ou até chegar auxílio. Boa praia.