Dicas

4 ideias para trabalhos manuais em casa

Início

Estar em casa pode ser divertido. Descubra como pôr em prática alguns projetos para momentos criativos em família.

  • Texto
  • Cláudia Sofia Santos, Ana Rita Costa e Alda Mota
05 novembro 2021
  • Texto
  • Cláudia Sofia Santos, Ana Rita Costa e Alda Mota
trabalhos manuais

iStock

Nem sempre é fácil manter as crianças distraídas nos dias de inverno, que obrigam a mais tempo de recolhimento em casa. Preparámos algumas sugestões criativas de trabalhos manuais que podem ser feitas por miúdos e graúdos neste Natal.

Ímanes para recados

Please fill the source and the alt text 
Os ímanes que vão abrilhantar o seu frigorífico.

Com a vida virada do avesso devido à pandemia covid-19, nem sempre é fácil manter a rotina e lembrarmo-nos de tudo o que deveríamos fazer.

Com um pedaço de pasta para modelar (uma espécie de barro que não necessita de ir ao forno), algumas formas de plasticina, tintas acrílicas e ímanes, pode realizar peças muito simples que poderão dar uma nota de vivacidade ao frigorífico ou a qualquer outra superfície metálica. Os ímanes para recados, com uma mensagem adequada, serão seguramente uma prenda original para o Natal ou para um aniversário.

Material necessário

Para executar este projeto vai precisar de pasta para modelar (verificar na embalagem se traz a menção “não necessita de ir ao forno” ou semelhante), formas, pincéis (se possível, um mais fino, para os pormenores, e dois mais largos), tintas acrílicas, verniz-cola, ímanes, rolo da massa, tábua (facultativo) e espátula (facultativo). O tempo médio de execução é de cerca de uma hora mais a secagem da pasta (de um dia para o outro).

Como fazer

  1. Corte uma porção de pasta e faça uma bola. Em seguida, estique-a com o rolo da massa, até obter uma altura que seja suficiente para depois introduzir os ímanes. Crave a forma na pasta.
  2. Corte e retire o conjunto (o motivo e a forma).
  3. Ainda com a forma em torno da pasta, coloque o íman e alise a parte da frente do motivo. Para facilitar a tarefa, pode molhar a ponta dos dedos em água. Retire cuidadosamente a forma.
  4. Com um pedacinho de pasta, faça um rolinho e coloque-o em torno do íman, para que o conjunto se torne mais sólido. Alise com os dedos húmidos e calque, se necessário, com a espátula. Mas, atenção, pois a espessura deste rolinho não pode ultrapassar os bordos do íman. Caso contrário, este último perderá a sua função, pois não poderá entrar em contacto com a superfície metálica.
  5. Sempre com os dedos húmidos, alise os contornos da peça e deixe-a secar de um dia para o outro, se possível, ao ar livre, mas nunca com sol direto.

No dia seguinte, se verificar que as peças apresentam imperfeições nas arestas, pode passar uma lixa fina e alisá-las com cuidado. Em seguida, pinte as figuras a seu gosto e deixe-as secar por um quarto de hora. Finalmente, passe um verniz, para proteger a pintura.

Lenço de seda estampado

Please fill the source and the alt text 
O aspeto final do lenço será único.

Propomos-lhe que crie um lenço de seda único e exclusivo, já que, através do método indicado, é impossível conseguir dois padrões iguais.

Poderá escolher entre um clássico lenço em formato quadrado e uma esvoaçante écharpe, que dará aquele toque especial à sua roupa de tons mais neutros (por exemplo, um vestido preto).

Mas, apesar de lhe sugerirmos um lenço, a técnica que lhe explicamos poderá ser utilizada ao sabor da sua imaginação: t‑shirts, saias, almofadas decorativas ou xailes. Como verá, a realização desta peça é muito simples, sobretudo se tivermos em conta o efeito final.

Material necessário

Para fazer este original lenço, vai precisar do tecido ou da peça de roupa escolhida, tintas para tecido, pipetas (uma para cada cor) e secador de cabelo. O tempo de execução é de cerca de três horas.

Como fazer

  1. Comece por molhar o tecido. Depois de retirar o excesso de água, estenda a peça na sua bancada de trabalho. Convém trabalhar sobre um plástico lavável, uma vez que vai utilizar tintas.
  2. O passo seguinte é fazer pequenas torções no tecido. Quanto mais enrugada ficar a peça nesta fase, mais interessante e variada se mostrará a pintura no final.
  3. Encha uma das pipetas com o primeiro tom a aplicar e comece a espalhar a tinta pelo tecido. Repita a operação para as restantes cores.
  4. Uma vez espalhada a tinta, utilize um secador de cabelo para secar bem toda a peça, desfazendo os nós e aplicando o calor também nessas áreas. 
  5. Quando o lenço se encontrar bem seco, passe-o de novo por água corrente, sem torcer, de modo a fazer sair o excesso de tinta. Poderá, em seguida, secá-lo com o secador de cabelo ou deixá-lo ao ar.
  6. Esta peça pode ser lavada na máquina, a 30ºC. Por precaução, não junte com roupa branca ou clara.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.