Dicas

4 ideias para trabalhos manuais em casa

Projetos especiais para a Páscoa

Sugerimos duas ideias para enfeitar a casa e manter o bom astral: um centro de mesa para um ambiente intimista e ovos decorados para uma caça aos ovos diferente.

Centro de mesa

Please fill the source and the alt text 
O centro de mesa é feito com cascas de ovos.

As velas são símbolos universais, independentes das crenças religiosas. Portanto, no dia da Páscoa, celebre aquilo que celebrar, as velas serão, com certeza, um elemento a ter em conta. Sugerimos-lhe um centro de mesa realizado com cascas de ovos e lamparinas.

Material necessário

Vai precisar de um recipiente ou taça, um pano liso, uma esponja para arranjos florais ou esferovite, cascas de ovos (pedaços pequenos e diversas metades), pistola para aplicação de cola a quente mais uma barra de cola para tecido, lamparinas, um pedaço de cordel ou arame e elementos decorativos (flores secas, por exemplo). O tempo médio de execução é de uma hora.

Como fazer

  1. Comece por envolver a esponja com o tecido. Ate a extremidade com o cordel e corte o excesso de tecido. Coloque o centro dentro do recipiente e cubra-o com pedaços de casca de ovo. Para o efeito, socorra-se da pistola para aplicação de cola a quente.
  2. Estando o centro forrado de casca de ovo, comece a colar as metades. A cola a quente confere uma grande resistência.
  3. Como tal, poderá colar as cascas em locais quase impossíveis (por exemplo, lateralmente, em suspensão).
  4. No nosso exemplo, colámos cascas a toda a volta do centro. No final, terá um centro de mesa alternativo, bem elegante e colorido.

Ovos da Páscoa

Please fill the source and the alt text 
O resultado é muito divertido.
Propomos-lhe a realização de ovos decorativos, bem coloridos, para seguir a tradição. Os ovos que utilizámos foram feitos em papel e adquirimo-los numa loja de artes decorativas. Mas, existem outras possibilidades, como o recurso a ovos frescos que sejam cuidadosamente esvaziados (por exemplo, furando com uma agulha ambas as extremidades do ovo) antes de serem trabalhados. 

Escolhida a que mais lhe convier, só terá de pintar as peças com um tom de base e aplicar coloridas missangas em torno do orifício central. Feito isto, coloque os ovos no tradicional cesto forrado de palhas ou esconda-os pela casa para que os miúdos tenham de os “caçar”.

Material necessário

Para este projeto vai precisar de ovos decorativos em papel, uma agulha para coser bem comprida e fio de nylon, tintas acrílicas, missangas de cores variadas, um pincel, um cesto de verga e ráfia cortada em pedaços, a imitar palha, e uma tesoura. O tempo médio de execução é de duas horas.

Como fazer

  1. Se os ovos não vierem furados de origem, faça um furo longitudinal com uma verruma ou uma broca fina, que atravesse a peça de uma extremidade à outra. Depois, pinte-os com as tintas acrílicas de base: uma por cada ovo.
  2. Em seguida, faça um nó numa das extremidades do fio de nylon e enfie as missangas, até que sejam suficientes para ir de um furo ao outro. Dê outro nó, para que as missangas não escapem. Passe, então, o fio pelo furo e continue a enfiar missangas (dentro do furo, não deve haver missangas, bem entendido: apenas no exterior).
  3. Faça as voltas que forem necessárias para cobrir o ovo, como se este fosse o turbante de um marajá. Depois, dê um nó nas pontas do fio de nylon e corte.
  4. Avance para o ovo seguinte e proceda da mesma forma. Pode optar-se por usar missangas de cores e formatos diferentes e entremear missangas pequenas brancas com missangas coloridas compridas.
  5. Por fim, coloque os ovos no cesto de palhinhas e divirta-se a preparar a caça aos ovos. 

Encontra mais sugestões de objetos decorativos para o dia-a-dia no guia 50 ideias criativas.