Cartas-tipo

Reclamação por falta de condições em lar para idosos

02 agosto 2012
carta-tipo

02 agosto 2012

Por correio registado ou e-mail, uma reclamação por escrito serve de prova e pode ser decisiva para resolver o seu conflito. Identifique bem quem envia, o destinatário e a data e exponha claramente os factos. Guarde cópias do envio.

Nome completo do remetente
Morada completa do remetente
Nome completo do destinatário
Morada completa do destinatário
Localidade e data
Carta registada com aviso de receção
Assunto: Reclamação por falta de condições em lar para idosos
Exmos. Senhores,
Há cerca de .......... meses atrás, procedi a uma visita às vossas instalações a fim de ficar a conhecer os quartos, os cuidados médicos, a capacidade e qualidade da alimentação fornecida aos utentes e demais aspetos relevantes.
Em virtude de ter gostado dos vossos serviços, contratei convosco o alojamento do meu pai, Sr. ............................................................ (conforme cópia de contrato que anexo), que ficou aos vossos cuidados a partir do dia .......... de .............................. de 2012.
Nos primeiros meses, não tive razões de queixa dos serviços prestados. Todavia, há cerca de um mês, tive de me ausentar do país por motivos profissionais. Comuniquei a minha ausência às vossas funcionárias, Senhoras ............................................................ e ............................................................ e pedi-lhes que tivessem um cuidado redobrado com o meu pai durante aquele período.
Qual o meu espanto quando, ao regressar, encontro o meu pai visivelmente mais magro e abatido, vestido com roupa que não lhe pertence e em péssimo estado (camisa rota, calças com nódoas), claramente “desorientado” e revelando dificuldade em expressar-se verbalmente.
Perante o seu estado, levei-o de imediato a uma consulta médica. O médico que o atendeu informou-me que o meu pai estava desidratado e que não tinha respeitado a sua medicação habitual (conforme cópia de relatório médico que ora junto).
Face ao exposto, considero que os vossos serviços não cumpriram com os deveres acordados no contrato, nomeadamente, o de prestar assistência e cuidados ao utente. Deverá ser aberto um inquérito a fim de apurar os factos e identificar o(s) responsáveis por esta situação. Aguardarei, pelo prazo máximo de dez dias, que me transmitam o resultado desse inquérito e as medidas tomadas, sob pena de participar o sucedido à Segurança Social.
Sem outro assunto de momento, subscrevo-me apresentando os meus melhores cumprimentos,
Assinatura manuscrita
Anexos: cópia de contrato e cópia de relatório médico

Imprimir Enviar por e-mail