Cartas-tipo

Minuta em caso de divórcio amigável

Ícone e imagem da carta-tipo: divórcio amigável

Um requerimento a pedir o divórcio por mútuo consentimento é o suficiente quando há acordo. Veja a minuta que pode usar em caso de divórcio amigável.

Para certos casos, como um divórcio por mútuo consentimento, também conhecido por divórcio por mútuo acordo (ou divórcio amigável), um requerimento é uma forma simples de resolver uma situação. Identifique bem quem envia, o destinatário e a data e exponha claramente os factos. Guarde cópias do envio. Se entregar pessoalmente, não terá de reconhecer as assinaturas em notário.

Exmo. Senhor Conservador
do Registo Civil de …………………


………………………………………………………… (nome e profissão), portador do cartão de cidadão n.º ………………… e contribuinte n.º …………………, residente em …………………………………, e ………………………………… (nome e profissão), portadora do cartão de cidadão n.º ………………… e contribuinte n.º …………………, residente em ………………………………………………, vêm, por este meio, requerer o seu divórcio por mútuo consentimento, nos termos e com os fundamentos seguintes:

1.º
Os requerentes contraíram casamento segundo o regime de ……………………………… (regime de bens) em …… de ………………… de ………, conforme consta da respetiva certidão de casamento (doc. n.º 1).

2.º
Do referido casamento nasceu um filho, ainda menor, ……………………………, cuja certidão de nascimento se junta (doc. n.º 2).

3.º
(...)


Ver carta-tipo completa

Exclusivo Subscritores

Subscreva com 50% de desconto durante 1 ano

Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços.
 
Benefícios:

  • Mais de 50 juristas ao seu dispor
  • Descontos exclusivos com o cartão DECO PROteste Descontos
  • Acesso total às revistas e estudos independentes 

Se já é subscritor,  faça login para ler o artigo completo.


Subscrever