Notícias

Vacinas: precaução indispensável

01 outubro 2020
vacinas

A vacina Prevenar 13® protege contra a pneumonia, a otite média aguda e alguns tipos de meningite.

Infeções por Streptococcus pneumoniae

O Programa Nacional de Vacinação inclui a vacina Prevenar 13®, que protege contra a pneumonia (infeção pulmonar) e a otite média aguda (infeção do ouvido médio), ambas causadas por Streptococcus pneumoniae (S. pneumoniae). Também atua contra alguns serotipos causadores de meningite, infeção que pode causar sequelas graves ou mesmo a morte.

Além do esquema de vacinação definido, aos 2, 4 e 12 meses, o PNV prevê a aplicação da vacina a grupos de risco, nomeadamente os portadores do vírus VIH e de certas doenças pulmonares obstrutivas, além do cancro do pulmão. 

A Prevenar 13® é uma vacina sob a forma de suspensão injetável que contém partes de 13 tipos diferentes da bactéria S. pneumoniae. Os adultos deverão receber uma dose única de Prevenar 13® no músculo superior do braço. Em crianças com menos de um ano, a vacina é administrada por injeção num músculo da coxa. Com mais de um ano é dada na parte superior do braço. 

Efeitos secundários

São os normais em qualquer vacina: febre, qualquer dor, sensibilidade, vermelhidão, tumefação ou endurecimento no local da vacinação. Também pode causar diminuição do apetite, irritabilidade, sonolência ou aumento do sono, sono inquieto ou diminuição do sono, diarreia, vómitos e erupção cutânea. Tudo isto pode ser tratado com paracetamol.