Notícias

Vacina contra a meningite B: esclareça as suas dúvidas

05 janeiro 2016 Arquivado
Vacina contra a meningite B

Arquivado

A vacina contra a meningite B está fora do Plano Nacional de Vacinação e cada dose custa 98,36 euros. Os estudos dizem que é segura.

Meningite: o que é?

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que cobrem e protegem o cérebro e a espinal medula. Uma fratura no crânio pode ser suficiente para as irritar e produzir uma inflamação, mas a maioria das meningites é causada por vírus, bactérias, fungos ou parasitas. A transmissão da doença faz-se pessoa a pessoa pelas secreções respiratórias de um portador são ou de um indivíduo doente.

A meningite viral é a mais comum e, em regra, a menos grave. Afeta mais as crianças e ataca no verão. Na meningite bacteriana, mais preocupante, os efeitos são mais severos e o risco de morte ou de sequelas graves é mais elevado. Pode ser tratada, se detetada a tempo, caso contrário pode provocar lesões cerebrais e causar uma infeção generalizada (septicemia). É uma emergência médica. 

As bactérias mais comuns são a neisseria meningitis, o streptococcus pneumoniae, também responsável por infeções como a pneumonia ou a otite, e o haemophilus influenzae tipo b (Hib).