Notícias

Terapia da fala: entre 15 e 75 euros por sessão

25 janeiro 2017
Thumb_terapia da fala

Consultas caras, que podem multiplicar-se por meses, é a alternativa à disposição dos pais quando a ajuda especializada não chega em tempo útil às escolas públicas.

Manual de ajuda

Para exercer a atividade de terapeuta da fala, é exigida “carteira profissional”. Os membros da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala comprometem-se ainda a cumprir um código deontológico e um regulamento disciplinar deste organismo. Confirme no site da Administração Central dos Sistemas de Saúde se o terapeuta tem cédula e está inscrito na associação.

Não é necessário ter um problema ou uma doença para procurar um terapeuta da fala. Também não existe uma idade definida para começar o acompanhamento. Peça ajuda se a sua forma de comunicar (ou a do seu filho) afetar a vida social, profissional ou escolar.

Em regra, é realizado um diagnóstico através de uma entrevista e de vários testes. Aqui decide-se se é ou não necessária intervenção terapêutica. Se for preciso um tratamento, é concebido um programa individual. A duração depende das características de cada caso, e o terapeuta deve analisar periodicamente a evolução do paciente. Peça um relatório ou informação escrita sobre os progressos. Se não os houver, discuta a situação com o terapeuta e, em conjunto, procure alternativas.