Notícias

Terapia da fala: entre 15 e 75 euros por sessão

25 janeiro 2017
Thumb_terapia da fala

25 janeiro 2017
Consultas caras, que podem multiplicar-se por meses, é a alternativa à disposição dos pais quando a ajuda especializada não chega em tempo útil às escolas públicas.

Início

Apesar de inteligente, não consegue bons resultados na escola. A situação arrasta-se, o apoio especializado não chega ou vem tarde. Depois, surge desmotivação e, no fim, reprovação. Conhece o cenário? É neste contexto que atua o terapeuta da fala, um especialista com capacidade para diagnosticar e acompanhar os casos de perturbações na linguagem falada ou escrita, em qualquer idade. No caso das crianças, aqui se inserem, por exemplo, os problemas de leitura e articulação, de troca de sons e de aprendizagem de novo vocabulário. Já nos adultos, são abordadas as perturbações relacionadas com as funções auditiva, visual e cognitiva, assim como com a respiração e a deglutição. 

Muitas destas complicações podem ser simples e não têm de ser encaradas como uma sentença para carregar durante toda a vida. Basta apoio especializado na escola, a tempo e horas. Mas este nem sempre chega em tempo útil. Por outro lado, a Segurança Social atribui subsídios preferencialmente aos alunos do ensino especial, o que deixa de fora muitos outros com problemas menos significativos, mas que podem interferir no sucesso escolar. A situação pode agravar-se se a família não tiver condições financeiras para aceder a consultas no setor privado. Com o objetivo de ajudar os pais que não podem candidatar-se ao subsídio do Estado ou não dispõem de um seguro que cubra estas despesas, estudámos o preço das consultas de terapia da fala no privado.