Recuperação de aprendizagens: o que é o Plano 23/24 Escola+?
Foi renovado por mais um ano letivo o plano de recuperação de aprendizagens, desenvolvido para combater os défices escolares deixados pela pandemia. Saiba em que consiste o Plano 23/24 Escola + e de que forma ajuda no sucesso escolar dos alunos.
- Especialista
- Magda Canas
- Editor
- Rita Santos Ferreira e Alda Mota

O Plano 21/23 Escola+ foi renovado por mais um ano letivo. A decisão de reeditar o plano do Governo para a recuperação de aprendizagens, no agora chamado Plano 23/24 Escola+, foi anunciada em Conselho de Ministros de 18 de julho de 2023.
Este plano foi pensado para atenuar as consequências da pandemia da covid-19 nas aprendizagens, nos conhecimentos, nas capacidades e nas atitudes, bem como nas condições de bem-estar emocional e mental dos alunos. Tinha, assim, como principal objetivo permitir a recuperação dos défices de aprendizagens dos alunos das escolas do País.
A ideia da renovação do plano é consolidar a recuperação que tem vindo a ser feita, melhorando com a experiência adquirida nos primeiros anos do plano. No final do ano letivo de 2023/2024, será feita uma avaliação dos progressos, através de uma análise quantitativa e qualitativa das ações desenvolvidas pelas escolas.
A quem se destina?
O Plano 23/24 Escola+ é um plano de recuperação direcionado para os alunos dos ensinos básico e secundário, de escolas profissionais, públicas e privadas.
O número de alunos abrangidos por cada ação, por ano de escolaridade e por disciplina/módulo é identificado pelas escolas, não sendo necessário qualquer tipo de inscrição.
Que domínios estão abrangidos no plano?
Os domínios nos quais recaem este plano de recuperação são:
- leitura e escrita;
- autonomia curricular;
- recursos educativos;
- família;
- avaliação e diagnóstico;
- inclusão e bem-estar;
- e apoio às comunidades educativas.
Depois, dentro de cada domínio, as escolas pode adotar várias ações, tendo em conta as necessidades dos seus alunos. As possíveis ações estão apresentadas na Resolução do Conselho de Ministros, aprovada em julho de 2023. São mais de 20 projetos direcionados para o desenvolvimento da comunidade educativa.
Por exemplo, no domínio dos recursos educativos, recuperar com Matemática e recuperar com Artes e Humanidades são duas das ações propostas. Já no domínio da inclusão e bem-estar, a recuperação passa por apostar no desporto escolar.
Qual é o impacto do plano nas escolas?
Cada escola terá de identificar os principais domínios em que existe uma necessidade de recuperação e mobilizar os recursos necessários nesse sentido, elaborando planos de recuperação e implementando ações.
Têm, ainda, a possibilidade de contratar técnicos para darem andamento a planos de desenvolvimento pessoal, social e comunitário.
Haverá, também, um reforço de até quatro horas letivas semanais, destinado exclusivamente à equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva, e uma extensão do apoio tutorial específico aos alunos que ficaram retidos no ano letivo anterior.
Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão
Somos a DECO PROTESTE, a maior organização de consumidores portuguesa, consigo há 30 anos. A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio.
Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |