Alertas

Pulseiras de elásticos: duas marcas de acessórios com metais perigosos e ftalatos

01 dezembro 2014 Arquivado
pulseiras de elástico perigosas

01 dezembro 2014 Arquivado

Testámos acessórios para pulseiras de elásticos e encontrámos duas marcas perigosas. Os níveis permitidos de cádmio são ultrapassados e a libertação de níquel é elevada. Uma marca contém 440 vezes mais ftalatos do que o limite legal.

Início

As peças da Loom Charms, da marca D.I.Y, ultrapassam o máximo permitido de cádmio e apresentam 44% de ftalatos, quando o limite legal é 0,1 por cento: são 440 vezes mais. Algumas partes metálicas libertam demasiado níquel. Os acessórios Colorful Loom Bands, da Baiqi, têm 9,8% de ftalatos, o que também está fora da lei. 

À esquerda, acessórios Loom Charms, da D.I.Y. À direita, acessórios Colorful Loom Bands, da Baiqi.
À esquerda, acessórios Loom Charms, da D.I.Y. À direita, acessórios Colorful Loom Bands, da Baiqi.

Os dois produtos são um perigo real para a saúde: se a criança os puser na boca, a saliva vai permitir a transferência dos metais pesados e dos ftalatos para o organismo. Também é possível que o contacto com a pele, sobretudo quando se transpira, possibilite a migração de metais pesados. Já apresentámos à ASAE um pedido de retirada do mercado e enviámos informação detalhada sobre os resultados do nosso estudo.

Avançámos com o teste em laboratório depois de o Reino Unido ter retirado do mercado uma marca com 400 vezes mais ftalatos. Entre os 10 produtos que testámos, dois chumbaram. Os restantes não apresentaram problemas de segurança química.



No teste, 8 produtos não revelaram problemas de segurança química: Loom Bands (2), Loom Bandz, Rainbow Loom (2), Krazy Looms Bandz, Ilan e Loom Bands, da D.I.Y.
No teste, 8 produtos não revelaram problemas de segurança química: Loom Bands (2), Loom Bandz, Rainbow Loom (2), Krazy Looms Bandz, Ilan e Loom Bands, da D.I.Y.

Saúde em risco
Neste tipo de produtos, o cádmio pode ter sido usado como pigmento para dar cor ou como estabilizador do plástico. É uma substância tóxica que pode permanecer no organismo por longos períodos. É também carcinogénico e a exposição a doses elevadas durante um curto período pode causar sintomas semelhantes aos da gripe e irritação dos pulmões. Exposições prolongadas podem levar a doença renal, enfraquecimento dos ossos e danos nos pulmões. 

O níquel é um metal com um elevado poder alergénico, especialmente quando contacta diretamente com a pele. Está na origem de muitas dermatites alérgicas. 

Os ftalatos são usados como plasticizantes, de modo a tornar os plásticos flexíveis, transparentes e duráveis. Podem prejudicar o fígado e os rins e afetar os níveis de testosterona (hormona sexual masculina), com possível diminuição da fertilidade. Não são eliminados pelo organismo, o que aumenta o risco de problemas a longo prazo. São, sobretudo, perigosos em artigos destinados a crianças pequenas, por isso a sua presença está limitada a concentrações máximas de 0,1 por cento.