Notícias

Poopsie Slime Surprise: direito de resposta e retificação

A sociedade comercial GIOCHI PREZIOZI, S.L. vem exercer o direito de resposta e retificação sobre o nosso artigo "Slime de compra e caseiro com perigos".

25 junho 2019
poopsie slime surprise

Na sequência da publicação na edição online da DECO PROTESTE, de 22 de maio de 2019, do artigo intitulado “Slime de compra e caseiro com perigos”, co-assinado por Isabel Vasconcelos e Teresa Belchior, a sociedade comercial GIOCHI PREZIOZI, S.L. vem exercer o direito de resposta e retificação, nos termos do disposto no artigo 37.º, n.º 4 da Constituição da República Portuguesa, artigos 24.º a 27.º 3 61.º, n.º 3 da Lei de Imprensa, artigos 24., n.º 1, alínea j), 59.º e 60.º dos Estatutos da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. 

No referido artigo declara-se que, após análise por um laboratório da quantificação de 19 elementos potencialmente perigosos para a saúde das crianças, foi detetado boro em excesso no produto “Poopsie Slime Surprise”. Dá-se ainda a entender que o mesmo terá ocorrido noutros países.

Em manifesta contradição com o que se declara naquele artigo, faz-se notar que o brinquedo “Poopsie Slime Surprise” foi projetado, fabricado e introduzido no mercado em total conformidade com os requisitos essenciais (gerais e específicos) de segurança que decorrem do Anexo II da Diretiva 2009/48/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 18 de junho de 2009 relativa à segurança dos brinquedos.

Aliás, em junho de 2018, o “Poopsie Slime Surprise” foi submetido a rigorosos testes de avaliação de risco de toxicidade pelo laboratório INTERTEK, o qual é mundialmente reconhecido como um dos mais conceituados laboratórios na certificação de qualidade e segurança no fabrico de brinquedos. No Relatório de Teste emitido por aquele laboratório certifica-se que a quantidade de boro presente no “Poopsie Slime Surprise” se encontra abaixo de todos os limites legais e em conformidade com as normas europeias de segurança relativas a brinquedos.

De realçar que o “Poopsie Slime Surprise” é distribuído em Portugal pela GIOCHI PREZIOZI, S.L., cujo fornecedor é a sociedade MGA Entertainmente UK Ltd., um dos maiores fabricantes mundiais de brinquedos com elevada reputação no cumprimento das regras de segurança e qualidade sem um único registo de reclamações ou incidentes. É, portanto, falsa a referência da DECO PROTESTE quanto à descoberta neste brinquedo de boro em excesso noutros países.

 

 

Este artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais se for indicada a fonte e contiver uma ligação para esta página. Ver Termos e Condições.