Piolhos: soluções para acabar com a comichão

Início
Os produtos com inseticida ou tratamentos de ação sufocante custam entre 13 e 19 euros e eliminam os piolhos numa só passagem. O pente complementa o tratamento. Mas é recomendável uma segunda utilização, uma semana depois, para acabar definitivamente com os parasitas. São os mais eficazes, embora as farmácias e parafarmácias comercializem muitos mais.
Os piolhos preferem as cabeças limpas e alimentam-se de sangue do couro cabeludo, libertando uma substância irritante. Por isso, a comichão é um dos primeiros sinais de que há piolhos na cabeça. As crianças em idade escolar são tipicamente o público-alvo destes parasitas.
Cada piolho-fêmea produz oito ovos por dia. São as lêndeas e de cada uma delas nasce um novo piolho.
Não vale a pena aplicar produtos no cabelo para prevenir o aparecimento de piolhos. Eles apenas matam piolhos, pelo que só deve recorrer aos champôs e loções de tratamento para acabar com a infestação.
Após o tratamento, deve lavar a 60⁰C os lençóis, almofadas, chapéus, toalhas, escovas e pentes que estiveram em contacto com a cabeça da criança nos últimos dias. É também recomendável lavar a cadeira do carro (se a criança ainda a usar) e aspirar sofás, tapetes e cortinas. Se algumas peças não puderem ser lavadas, opte pela limpeza a seco ou, em alternativa, guarde-as num saco plástico fechado durante duas semanas.
Produtos com inseticida
Exclusivo Simpatizantes
Para ler, basta ter conta no site (disponível para subscritores e não-subscritores).
Não tem acesso? Criar conta gratuita
Exclusivo Simpatizantes
Para continuar a ler, basta entrar no site ou criar uma conta (disponível para subscritores e não-subscritores).