Notícias

Pais querem melhor alimentação nas escolas

Os pais estão satisfeitos com o ensino primário em geral, mas há aspetos a melhorar, como o serviço de psicologia, as casas de banho e a qualidade e variedade das refeições.

  • Dossiê técnico
  • Ana Almeida
  • Texto
  • Isabel Vasconcelos
08 setembro 2020 Exclusivo
  • Dossiê técnico
  • Ana Almeida
  • Texto
  • Isabel Vasconcelos
Várias crianças sentadas numa sala de aula, a fazerem trabalhos em grupo

iStock

Antes da pandemia, realizámos um inquérito que nos permitiu determinar a satisfação com o ensino do 1.º ciclo em geral. Para este estudo, contámos com 1535 respostas válidas. A grande maioria dos pais que nos responderam têm os filhos em escolas públicas. Cerca de seis em 10 optou pelo estabelecimento da área de residência e, em regra, conseguiram vaga.

razoes escolha escola

Lisboa e Setúbal com turmas muito grandes

Por lei, as turmas do 1.º ciclo só podem ter, no máximo 27 alunos. Segundo o nosso inquérito, em média, as salas têm 21 alunos. Contudo, em 7% das situações, foi mencionado que a turma tinha estudantes acima do máximo legal. As turmas grandes são mais comuns em Lisboa e Setúbal. Das crianças que terminaram o 1.º ciclo, 48% teve mais do que um professor titular por ano em, pelo menos, um dos anos de escolaridade.

Os pais estão satisfeitos com a educação e o ensino da escola escolhida. A variável que mais contribui para esta opinião é o apoio em caso de dificuldades de aprendizagem.

professores deixam pais satisfeitos

Filhos com muitos trabalhos de casa

Quase um terço dos inquiridos consideram que as crianças têm demasiados trabalhos de casa e a grande maioria (90%) verifica as tarefas que os filhos têm de fazer em casa. Constatámos ainda que grande parte dos pais acaba por ajudar as crianças a concluir os trabalhos que o professor envia.

pais ajudam nos trabalhos de casa

Embora a grande maioria dos inquiridos considerem as escolas seguras, cerca de um quinto indica que o assédio ou o bullying são um problema na escola, bem como agressões entre colegas. Só metade dos pais estão satisfeitos com o modo como a escola lida com o mau comportamento dos alunos, sendo este o critério que obteve um índice de satisfação mais baixo no que toca ao ambiente escolar. Contudo, a maioria considera tanto o interior como o exterior das escolas seguros e está satisfeita com o controlo de saídas.

satisfação ambiente escolar

Metade das escolas sem ginásio

As infraestruturas que cada escola tem variam e há espaços mais completos do que outros. Segundo os inquiridos, menos de metade dos espaços têm auditório, espaços verdes ou ginásio.

instalações que equipam a escola

Quanto à satisfação com as infraestruturas das escolas, as casas de banho são os espaços que menos agradam aos pais. Procurámos ainda conhecer o nível de satisfação com a alimentação. Constatámos que este é um ponto a melhorar, visto que menos de metade dos inquiridos estão satisfeitos com a qualidade e a variedade da alimentação das cantinas. Contudo, o critério que mais influenciou a satisfação global com as instalações foram os espaços exteriores e a limpeza do edifício.

salas de estudo agradam pais

Em Portugal, embora o ensino público seja gratuito, há sempre despesas. Mesmo com a oferta dos manuais escolares, é necessário comprar livros de fichas (embora algumas autarquias também já os paguem), dicionários ou material escolar, entre outros custos. A alimentação leva a maior fatia do orçamento. De salientar que 30% dos pais que nos responderam indicaram ter dificuldade em pagar as despesas escolares dos filhos.

despesas médias anuais no ensino público

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

Num Mundo complexo e com informação por vezes contraditória, a DECO PROTESTE é o sítio certo para refletir e agir.

  • A nossa missão exige independência face aos poderes políticos e económicos. 
  • Testamos e analisamos uma grande variedade de produtos para garantir que a escolha dos consumidores se baseia em informação rigorosa. 
  • Tornamos o dia-a-dia dos consumidores mais fácil e seguro. Desde uma simples viagem de elevador ou um desconto que usamos todos os dias até decisões tão importantes como a compra de casa.
  • Lutamos por práticas de mercado mais justas. Muitas vezes, o País muda com o trabalho que fazemos junto das autoridades e das empresas. 
  • Queremos consumidores mais informados, participativos e exigentes, através da informação que publicamos ou de um contacto personalizado com o nosso serviço de apoio.

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Faça parte desta comunidade.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.