Material escolar adaptado a canhotos pode facilitar tarefas
Escala da régua a começar à direita, caneta com curva e lâmina do afiador do lado direito são características de algum material para esquerdinos. Não há evidência científica da sua utilidade, mas não perde em experimentar.
- Especialista
- Joana Almeida , Susana Santos e Teresa Rodrigues
- Editor
- Fátima Ramos

O afiador para esquerdinos, à esquerda, e o modelo universal, à direita.
Esferográfica universal (à esquerda) e modelo para canhotos (à direita).
Régua universal e modelo para canhotos (em baixo).
Tesoura para esquerdinos (à esquerda) e para dextros (à direita).

O afiador para esquerdinos, à esquerda, e o modelo universal, à direita.

Esferográfica universal (à esquerda) e modelo para canhotos (à direita).

Régua universal e modelo para canhotos (em baixo).

Tesoura para esquerdinos (à esquerda) e para dextros (à direita).
Régua, caneta e tesoura adaptadas a esquerdinos são essenciais?
Muitos esquerdinos crescem adaptando-se ao material universal. Inclinar a folha para escrever ou desenhar as retas do fim para o princípio são duas das formas usadas para contornar as dificuldades impostas pelos utensílios que têm ao dispor. Muitos não sentem necessidade de comprar material desenhado para quem usa preferencialmente a mão esquerda.
Do lado da ciência, não há evidência de que tais produtos sejam úteis. No entanto, a quantidade e qualidade dos estudos é reduzida, pelo que há margem para mais investigação. Também não está estudado se o posicionamento da mão ao escrever ou desenhar e a forma de agarrar no lápis ou na caneta são problemáticas para os esquerdinos. Assim, o mais sensato será acompanhar, sobretudo, os mais novos na realização de trabalhos manuais e tarefas escolares, se possível, permitindo-lhes experimentar instrumentos universais e para canhotos.
Na altura da compra, verifique se a embalagem inclui a indicação de que se trata de material para esquerdinos. Por vezes, há misturas nas prateleiras.

O que determina a preferência pela mão esquerda?
Estima-se que 10 a 13% da população seja esquerdina, característica que parece ser, pelo menos, parcialmente, herdada: estudos com gémeos sugerem a influência genética em cerca de 25% dos casos. Os restantes fatores não estão bem determinados, mas tem havido algum debate sobre a a possível influência do nível de testosterona (hormona sexual masculina) no útero, durante o desenvolvimento do feto. Outra possibilidade é esta característica resultar de um processo aleatório ocorrido no útero, numa fase precoce da gravidez.
Seja qual for o motivo que determina a preferência da mão, é certo que todo o organismo é dirigido pelo cérebro. O controlo do lado esquerdo do corpo está associado ao chamado hemisfério direito do cérebro, que também é maioritariamente ligado à criatividade. O hemisfério esquerdo está mais dedicado à linguagem. Contudo, não há exclusividade de funções, e há comunicação entre os dois lados do cérebro. É mito pensar que uma pessoa é dominada por um ou outro lado ou que esquerdinos utilizam mais a parte criativa do que os dextros.
Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa
A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.
Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |