Notícias

Material escolar adaptado a canhotos pode facilitar tarefas

Escala da régua a começar à direita, caneta com curva e lâmina do afiador do lado direito são características de algum material para esquerdinos. Não há evidência científica da sua utilidade, mas não perde em experimentar, até porque os preços são idênticos aos dos produtos para dextros.

  • Dossiê técnico
  • Joana Almeida, Susana Santos e Teresa Rodrigues
  • Texto
  • Fátima Ramos
29 setembro 2020
  • Dossiê técnico
  • Joana Almeida, Susana Santos e Teresa Rodrigues
  • Texto
  • Fátima Ramos
Criança a escrever no quadro com a mão esquerda

iStock

Os esquerdinos já não são forçados a escrever ou comer com a mão direita, como outrora, mas usam maioritariamente material concebido para dextros, até porque os produtos específicos para canhotos não se encontram em todas as lojas e a oferta, apesar de crescente, ainda é limitada. Os preços, dentro da mesma marca, são apenas ligeiramente mais altos do que os dos modelos universais.

Régua, caneta e tesoura disponíveis em várias lojas

Joana Almeida, corresponsável pelo dossiê técnico que deu origem a este artigo, faz parte do grupo de esquerdinos que teve de se adaptar ao material universal. Durante as suas três décadas de vida, Joana foi encontrando formas de contornar as dificuldades impostas pelos utensílios que tinha ao dispor: inclinava a folha para escrever, desenhava as retas do fim para o princípio... E o aperfeiçoamento da técnica foi tal que, hoje, não sente necessidade de comprar material desenhado para quem usa preferencialmente a mão esquerda. Admite, contudo, que possam existir outras opiniões e que estes utensílios lhe poderiam ter facilitado as tarefas, se usados desde tenra idade.

Do lado da ciência, não há evidência de que tais produtos sejam úteis. No entanto, a quantidade e qualidade dos estudos é reduzida, pelo que há margem para mais investigação. Também não está estudado se o posicionamento da mão ao escrever ou desenhar e a forma de agarrar no lápis ou na caneta são problemáticas para os esquerdinos. Assim, o mais sensato será acompanhar, sobretudo, os mais novos na realização de trabalhos manuais e tarefas escolares, se possível, permitindo-lhes experimentar instrumentos universais e para canhotos.

Procurámos material escolar para esquerdinos em lojas online e em supermercados e papelarias, no distrito de Lisboa, e verificámos que a oferta ainda é limitada. Conseguimos comprar tesouras (de vários tamanhos), réguas, canetas e afiadores. Na altura da compra, verifique se a embalagem inclui a indicação de que se trata de material para esquerdinos. Por vezes, há misturas nas prateleiras.

 
Please fill the source and the alt text 
Não há um símbolo oficial indicativo de que o material se destina a canhotos. Nos produtos adquiridos, encontrámos três variações. O "L" vem do inglês "left" (esquerda).

 

Please fill the source and the alt text 

A escala da régua com início à direita facilita as medições.

 

Please fill the source and the alt text

A curvatura na caneta permite a visualização do que se está a escrever.

 

Please fill the source and the alt text 

A lâmina do afiador do lado direito o proporciona o movimento de torção natural, ao afiar o lápis.

Please fill the source and the alt text

A superfície de corte, em baixo, permite ver o que que se está a cortar, o que dificilmente acontece quando um canhoto usa uma tesoura concebida para dextros.

O que determina a preferência pela mão esquerda?

Estima-se que 10 a 13% da população seja esquerdina, característica que parece ser, pelo menos, parcialmente, herdada: estudos com gémeos sugerem a influência genética em cerca de 25% dos casos. Os restantes fatores não estão bem determinados, mas têm havido algum debate sobre a a possível influência do nível de testosterona (hormona sexual masculina) no útero, durante o desenvolvimento do feto. Outra possibilidade é esta característica resultar de um processo aleatório ocorrido no útero, numa fase precoce da gravidez.

Seja qual for o motivo que determina a preferência da mão, é certo que todo o organismo é dirigido pelo cérebro. O controlo do lado esquerdo do corpo está associado ao chamado hemisfério direito do cérebro, que também é maioritariamente ligado à criatividade. O hemisfério esquerdo está mais dedicado à linguagem. Contudo, não há exclusividade de funções e há comunicação entre os dois lados do cérebro. É mito pensar que uma pessoa é dominada por um ou outro lado ou que esquerdinos utilizam mais a parte criativa do que os dextros.

 

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

Num Mundo complexo e com informação por vezes contraditória, a DECO PROTESTE é o sítio certo para refletir e agir.

  • A nossa missão exige independência face aos poderes políticos e económicos. 
  • Testamos e analisamos uma grande variedade de produtos para garantir que a escolha dos consumidores se baseia em informação rigorosa. 
  • Tornamos o dia-a-dia dos consumidores mais fácil e seguro. Desde uma simples viagem de elevador ou um desconto que usamos todos os dias até decisões tão importantes como a compra de casa.
  • Lutamos por práticas de mercado mais justas. Muitas vezes, o País muda com o trabalho que fazemos junto das autoridades e das empresas. 
  • Queremos consumidores mais informados, participativos e exigentes, através da informação que publicamos ou de um contacto personalizado com o nosso serviço de apoio.

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Faça parte desta comunidade.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.