Notícias

Imaginarium: perigo de queimadura em dois brinquedos

06 agosto 2014 Arquivado

06 agosto 2014 Arquivado

A tostadeira Sandwich Maker e a máquina para fazer barras energéticas Energy Bar Maker da marca ITsmagical não cumprem as normas de segurança. Comunicámos ao fabricante e enviámos denúncias à ASAE e à Direção-Geral do Consumidor.

Em dezembro de 2013, alertámos que a Imaginarium vendia dois eletrodomésticos como brinquedos. Verificámos em laboratório se a tostadeira e a máquina para fazer barras energéticas estavam de acordo com as normas de segurança europeias, obrigatórias nos eletrodomésticos, à semelhança do teste a que submetemos alguns brinquedos da marca TRISTAR à venda na Toys “R” Us que se revelaram perigosos para adultos e crianças.

Quem comprou pode devolver o produto e solicitar a restituição do dinheiro ou trocar por outro bem. Comunicámos os resultados do nosso teste ao fabricante, a ITsmagical. Denunciámos o risco também à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e à Direção-Geral do Consumidor, responsável por assegurar um nível elevado de proteção dos consumidores.

A tostadeira apresenta falhas na segurança elétrica e térmica. Trata-se de um eletrodoméstico decorado como brinquedo, violando as normas de segurança elétrica. Além disso, na parte superior do equipamento, registámos temperaturas superiores a 95ºC, quando o limite máximo admissível para uma superfície plástica são 90ºC.

A tostadeira Sandwich Maker é um eletrodoméstico decorado como brinquedo.
A tostadeira Sandwich Maker é um eletrodoméstico decorado como brinquedo.
Na máquina para fazer barras energéticas não detetámos falhas do ponto de vista elétrico. Mas medimos 95ºC e 97ºC nas pegas do equipamento, mais do que os 85ºC permitidos para as superfícies de contacto, como as pegas. Se quiser pegar na bandeja ou movê-la pode mesmo queimar-se. Apesar de o material ser plástico, as pegas estão “incorporadas” na bandeja que aquece e onde são produzidas as barras de cereais. O aquecimento excessivo neste equipamento deve-se a uma má construção.
Apesar de o material ser plástico, as pegas da Energy Bar Maker estão “incorporadas” na bandeja que aquece.
Apesar de o material ser plástico, as pegas da Energy Bar Maker estão “incorporadas” na bandeja que aquece.

Imprimir Enviar por e-mail