Alertas

Dois brinquedos retirados do mercado

28 dezembro 2016
Dois brinquedos retirados do mercado

28 dezembro 2016
Dois telefones de brincar, da Fantástiko e da Beautiful Melody, foram retirados do mercado português porque há risco de causarem danos auditivos.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) retirou do mercado os telefones de brincar da Fantástiko e da Beautiful Melody. Estes brinquedos podem causar danos auditivos. No caso do telefone da Fantástiko, o som é muito alto. Se a criança o ativar demasiado perto do ouvido e por um período longo de tempo, pode vir a sofrer uma perda auditiva parcial ou até passar a ouvir zumbidos. Este produto não cumpre a diretiva sobre a segurança dos brinquedos. O telefone da Beautiful Melody revela o mesmo revela o mesmo risco de perda auditiva parcial.

O sistema europeu de alerta rápido sobre produtos perigosos (RAPEX) é uma base de dados pública online que qualquer consumidor pode consultar. Este sistema facilita a troca de informação entre os Estados-Membros e a Comissão Europeia sobre as medidas tomadas para prevenir ou restringir a comercialização ou a utilização de produtos considerados perigosos.

Cada país tem um ponto de contacto nacional que coordena o sistema a nível nacional e comunica à comissão informação sobre os produtos perigosos encontrados no seu mercado. Em Portugal, é a Direção-Geral do Consumidor (DGC) que estabelece este contacto. As informações recebidas e validadas pela Comissão são rapidamente transmitidas aos restantes pontos de contacto nacionais, a fim de serem tomadas medidas.