Notícias

DECO leva NETtalks às escolas

19 março 2014 Arquivado

19 março 2014 Arquivado

As escolas DECOJovem recebem as conferências NETtalks com o propósito de informar e alertar os jovens para as questões e desafios do mundo digital.

A DECO promove um ciclo de 18 conferências NETtalks sobre os direitos digitais dos consumidores. Maria Botelho Moniz e João Paulo Sousa, animadores do programa CC All Stars, foram os embaixadores escolhidos para divulgar mensagens informativas dirigidas aos jovens.

As NETtalks, cujo público-alvo são os jovens do 3º ciclo do ensino básico, secundário e profissional, terão lugar em escolas de todos os distritos de Portugal Continental.

O objetivo destas conferências é informar os jovens sobre os seus direitos digitais preparando-os para interagir em segurança com o mundo digital. É preciso que a população mais jovem - a principal utilizadora das novas tecnologias - conheça bem as regras deste novo mundo digital e dos riscos que pode enfrentar. As questões da segurança e privacidade online serão um dos temas mais relevantes a serem debatidos nas NETtalks, dando uma especial atenção às redes sociais. Mas também serão abordadas questões como o respeito pelos direitos de autor, os downloads ilegais e a forma de lidar com a pressão da publicidade e do marketing online. Será ainda dada especial atenção à problemática do cyberbullying.

A Escola Secundária D. João II, em Setúbal, será a primeira a receber esta iniciativa, a 10 de março. O site www.nettalks.pt disponibiliza mais informação sobre o projeto, a calendarização das próximas conferências e um conjunto de informação e vídeos protagonizados pelos animadores do programa CC All Star e caras bem conhecidas do público jovem.

A conferência é transmitida a partir das 14h30m em livestreaming no site da NETtalks e através das páginas da DECOJovem no Twitter e no Facebook. Os utilizadores podem colocar questões aos especialistas. Teresa Pombo, da Direção Geral da Educação, informa os jovens desta escola sobre o respeito pelos direitos de autor. Fernanda Ledesma, professora da Escola Secundária D. João II, tratará o tema do cyberbullying, e Nuno Moreira, do Centro Internet Segura, alerta para a importância da segurança na Internet. Neste painel de debate, contamos com uma intervenção de Luis Pisco, da DECO, com dicas para resistir às pressões da publicidade online.

Próximas escolas:

  • 20 de março, 11h, na Escola Secundária Severim Faria, em Évora;
  • 21 de março, 11h, na Escola Secundária Diogo de Gouveia em Beja;
  • 24 de março, 14h30m, na Escola Secundária c/ 3º ciclo Mouzinho da Silveira Portalegre.

Este é um projeto apoiado pelo Fundo para a Promoção dos Direitos dos Consumidores e tem como media partner a SIC Radical. São ainda parceiros a Universidade Autónoma de Lisboa, a Direção Geral de Educação e o Centro Internet Segura.pt.


Imprimir Enviar por e-mail