Notícias

Cápsulas de detergentes apreendidas por não respeitarem normas de segurança

27 abril 2016 Arquivado
cápsulas de detergente

27 abril 2016 Arquivado

A ASAE apreendeu 240 cápsulas de detergente para roupa e multou 13 agentes por não respeitarem as alterações na lei que, desde janeiro, impõem medidas para que este produto não seja tão atrativo para as crianças.

Início

No início do mês de abril, a ASAE realizou uma operação de fiscalização junto de 85 operadores económicos que fornecem cápsulas de detergente, devido aos riscos deste tipo de produto responsável por incidentes de envenenamento e lesões oculares com crianças. Estas cápsulas podem ser confundidas com gomas ou rebuçados.

Durante a operação, os inspetores da ASAE verificaram os requisitos de rotulagem e embalagem e de colocação no mercado. Acabaram por apreender 240 cápsulas para a roupa, no valor de 5500 euros, e instaurar 13 processos de contraordenação.

Já tínhamos alertado para este problema em abril de 2014. Na altura, salientámos a necessidade de a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica e a Inspeção-Geral do Ambiente e Ordenamento do Território fiscalizarem e inspecionarem o cumprimento da lei.