Notícias

Cadeira auto em segurança: testes revelam o sentido correto

12 fevereiro 2014 Arquivado

12 fevereiro 2014 Arquivado

Recebemos inúmeros contactos de leitores que questionam por que incluímos e recomendamos algumas cadeiras onde as crianças, antes dos 4 anos, já viajam de frente para a estrada.

Várias organizações e estudos aconselham as crianças até aos 4 anos a viajar sentadas na cadeira no sentido inverso ao da marcha, incluindo a Direção-Geral da Saúde (segundo Orientação n.º 001/2010, de 16 de setembro de 2010). Mas os seus conselhos não se baseiam em testes de colisão que retratem fielmente os acidentes de automóveis nas nossas estradas.

Recentemente foi divulgado o estudo “Proteção das crianças nos automóveis: A segurança responsável”, do Automóvel Club de Portugal (ACP) em colaboração com a Prevenção Rodoviária Portuguesa e a Cybex, uma empresa de produtos de segurança para crianças. Estas entidades, com base em estudos estatísticos sobre a correta utilização dos sistemas de retenção, concluem que a maioria dos portugueses não transporta as crianças em segurança.

Partilhamos as recomendações sobre a instalação e congratulamo-nos com o conselho para consulta dos testes publicados por associações de defesa do consumidor antes da compra. No caso de Portugal, a DECO PROTESTE desenvolve testes regulares a cadeiras auto para crianças há mais de 15 anos.

Como instalar a cadeira auto em segurança

Fatores para salvar uma vida
Há muitas condições em jogo no momento do choque e diversos tipos de colisão. Só com testes de colisão exigentes e completos (com colisão frontal e lateral e, brevemente, colisão traseira) podemos concluir com rigor se um sistema é seguro.

Nos nossos testes, independentemente das alegações das marcas, temos verificado que a eficácia na segurança não se define exclusivamente com base na posição adotada para instalar a cadeira. Por exemplo, no caso do Isofix, ainda há modelos que fixos apenas com o cinto de segurança protegem mais do que instalados com a plataforma Isofix. O mesmo ocorre entre as cadeiras instaladas no sentido inverso ao da marcha.

Para testar, incluímos os mais variados modelos, para instalar só virados para a frente, só virados para trás e até as duas opções. Entre os modelos instalados para trás, tanto observámos bons desempenhos como menos bons. Todas as nossas recomendações são sempre suportadas pelos resultados das cadeiras de criança para auto nos testes.