Notícias

Brinquedos: alerta para 4 produtos

19 dezembro 2012 Arquivado

Arquivado

Dos 20 brinquedos que testámos, 2 falharam na segurança física e mecânica e outros 2 revelaram compostos químicos perigosos.

Analise antes de comprar

  • Escolha o brinquedo de acordo com a idade e o desenvolvimento da criança a que se destina. Antes de comprar, leia os avisos de segurança e as instruções de utilização. Se estes não existirem ou não estiverem em português, opte por outro brinquedo.
  • Analise o produto. Passe a mão pelas arestas, pontas e bordos e certifique-se de que não existe o risco de magoarem a criança. Certifique-se de que não existem peças pequenas facilmente destacáveis (por exemplo, rodas, olhos ou pêlos), perigosas para crianças com menos de 3 anos. Se for um boneco com costuras, verifique se está bem cosido e a criança não tem acesso ao enchimento.
  • Já em casa, antes de dar o brinquedo à criança retire-o da embalagem e coloque-a na reciclagem. Contudo, anote ou guarde a identificação e morada do fabricante ou importador. Se ocorrer algum acidente, poderá precisar dela.
  • Evite que as crianças mais novas utilizem os brinquedos das mais velhas, pois podem não ser adequados à sua faixa etária.
  • Convém fazer uma revisão periódica dos brinquedos e deitar fora os que estiverem danificados. Os elétricos podem ser colocados num ponto eletrão ou num depositrão, para resíduos de equipamentos elétricos ou eletrónicos. Os de plástico têm de ir para o lixo normal. Os de papel também podem ir para a recolha seletiva, com vista à reciclagem.