Notícias

Brinquedos: alerta para 4 produtos

19 dezembro 2012 Arquivado

Arquivado

Dos 20 brinquedos que testámos, 2 falharam na segurança física e mecânica e outros 2 revelaram compostos químicos perigosos.

4 brinquedos chumbam na segurança

Dos 20 brinquedos testados, 4 revelaram falhas de segurança: dois bonecos tinham etiquetas plastificadas que podem ser arrancadas com facilidade e que as crianças mais novas podem colocar na boca e noutros dois detetámos teores elevados de compostos químicos perigosos.

Nicotoy, Simba Dickie

Como não indica a idade e se trata de um peluche, pode ser usado por qualquer criança, mesmo pelos menores de 3 anos. A etiqueta, revestida a plástico, solta-se facilmente. Dado o tamanho reduzido da etiqueta, os mais novos podem colocá-la na boca e ficar presa na traqueia, correndo o risco de asfixia.

Tinga Tinga Tales, Bandai

Brinquedo indica ser para crianças com mais de 18 meses, mas, pelas suas características, adequa-se a todas as idades. A etiqueta, revestida a plástico, solta-se quando puxada. Como é pequena, os menores de 3 anos podem colocar a etiqueta na boca, correndo o risco de asfixia.

Chic-i Girls, Famosa

No teste à segurança química, detetámos migração dos teores de estanho orgânico ainda dentro de valores permitidos, mas acima do limite máximo que entrará em vigor em 2013. Contactámos o fabricante e este informou-nos que, desde setembro, está a produzir este brinquedo segundo a nova norma. Para podermos dar a informação mais correta ao consumidor, em novembro, comprámos de novo o brinquedo e efetuámos novas análises. Resultado: os valores que encontrámos na primeira amostra confirmam-se. O estanho orgânico pode provocar irritação na pele e nos olhos, mas também pode ser prejudicial para os sistemas respiratório, gastrointestinal e neurológico.

Nancy, Famosa

Partes do vestuário desta boneca revelaram teores de aminas (um corante) acima dos permitidos por lei. A partir de certa quantidade, este corante pode ser tóxico e causar irritação no nariz e na garganta. Também submetemos este brinquedo a novas análises que vieram confirmar os resultados anteriores.