Como escolher toalhitas para bebé

Durante muito tempo, desaconselhámos o uso de toalhitas na muda da fralda, por serem irritantes para a pele do bebé. Entretanto, os fabricantes alteraram a fórmula e eliminaram componentes indesejáveis, como o álcool e, em muitos casos, as fragrâncias alergénicas, reduzindo os riscos de irritações e outros efeitos indesejáveis.
No que respeita ao ambiente, as toalhitas de uso único nem sempre são piores do que as opções reutilizáveis (panos humedecidos com água). Estas só terão menos impacto ambiental se forem lavadas com outra roupa, isto é, em máquinas cheias.
Leia o rótulo e evite ingredientes indesejáveis
Caso opte pelas toalhitas descartáveis, é importante verificar a composição. Os surfatantes (detergentes) podem ser úteis, sobretudo, para remover fezes. Estas contêm compostos solúveis em gordura, difíceis de eliminar só com água.
Evite as toalhitas que incluam perfume ou alguma das 26 fragrâncias alergénicas identificadas pela Comissão Europeia, uma vez que estas substâncias são mais suscetíveis de causar reações alérgicas e dermatites. É ainda recomendável não levar para casa produtos com cloreto de cetilpiridínio (antimicrobiano) ou álcool, substâncias com potencial para irritar a pele.
Contribua para proteger o ambiente
Nos dias que correm, escolher toalhitas seguras para a pele do bebé e eficazes na limpeza não é suficiente. É também dever de todos fazer escolhas sustentáveis. Por isso, recomendam-se as embalagens que não incluam plástico duro, por exemplo, na zona do dispensador. Este é mais pesado do que o restante invólucro, pelo que tem mais impacto no ambiente.
As embalagens que incluem mais do que um material (por exemplo, plástico e papel) são outras a evitar, por complicarem a reciclagem.
Os pacotes com maior número de toalhitas são mais vantajosos ao nível ambiental, uma vez que acaba por comprar menos embalagens e, assim, desperdiçar menos material destas.
No fim de vida, as embalagens plásticas devem seguir para o contentor amarelo e as toalhitas usadas, para o lixo indiferenciado (nunca para a sanita), de modo a reduzir o mais possível a pegada ecológica.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |