Guia de compras

Cadeiras de refeição para bebés: guia de compras

23 novembro 2017
Uma bebé loira e sorridente, vestida com uma t-shirt branca e um babete amarelo e verde, agarra um pão. Está sentada numa cadeirinha de refeição, sobre cuja mesa se encontra uma caneca de plástico amarelo transparente.

Segurança, conforto e limpeza são aspetos a ter em conta na compra de uma cadeira de refeição para bebés.

Perguntas frequentes sobre cadeiras de refeição

A partir de que idade se podem usar as cadeiras altas de refeição?

As cadeiras altas de refeição são necessárias logo que o bebé comece a comer alimentos sólidos, o que acontece por volta dos 6 meses. A maior parte das cadeiras são ideais para crianças até aos 3 anos e devem ser utilizadas apenas para as refeições.

Quanto custa uma cadeira de qualidade?

O investimento depende do tipo de cadeira que procura. Os modelos mais leves, desdobráveis, são mais baratos. Os modelos em madeira são mais caros, mas normalmente também duram mais tempo. A nossa Escolha Acertada mais barata é de € 15 euros, enquanto a mais cara chega aos € 210. Pode poupar cerca de 195 euros.

Estas cadeiras são seguras?

Deve sempre verificar se a cadeira tem a referência da Norma Europeia de segurança EN 14988. Não compre produtos sem esta referência. Infelizmente, os nossos testes mostram que nem sempre é o suficiente porque encontrámos algumas falhas.

  • Verifique se existem etiquetas ou pequenas partes que a criança possa engolir.
  • Assegure-se de que não existem ângulos afiados na cadeira.
  • A maior parte das cadeiras é fácil de derrubar, por isso nunca deixe a criança sozinha.
  • Lembre-se de fechar bem o arnês para impedir que a criança se levante ou salte da cadeira.

Quais os acessórios mais úteis?

A maior parte das cadeiras traz, à frente, uma barra para impedir que o bebé caia. É um acessório útil, sobretudo se quer um tabuleiro removível para, de vez em quando, poder aproximar a cadeira da mesa de refeições familiar. Alguns tabuleiros têm suporte para copos, enquanto outros têm tabuleiro duplo, em que o de cima se pode destacar para limpar. De um modo geral, quanto maior o tabuleiro, melhor.

É fácil usar uma cadeira alta?

Antes de comprar, recomendamos que a experimente numa loja. Escolha uma que considere fácil de utilizar (teste o tabuleiro, o ajustar do arnês ou o fechar da cadeira, por exemplo). Se tem falta de espaço em casa, nem todo o tipo de cadeira é aconselhável. 

Como se limpam as cadeiras altas?

O melhor é limpá-la logo depois da refeição para evitar que os restos de comida sequem. Use apenas água quente e um pano de microfibra. Evite o uso de detergentes e, se for mesmo necessário, prefira vinagre ou bicarbonato de sódio para limpar as superfícies. Se tiver um encosto acolchoado, opte por uma versão que se possa retirar e lavar na máquina.


Imprimir Enviar por e-mail