Dicas

Terapia da fala ajuda a comunicar

15 abril 2014

15 abril 2014

A dificuldade em compreender os outros, em seguir instruções ou em expressar ideias e sentimentos pode ser contornada com terapia da fala. 

Em Portugal, não se conhecem os números relativos a problemas da fala e da linguagem. Os primeiros respeitam a produção de sons pela voz, ao ritmo e à fluência do discurso. Os segundos estão relacionados com a compreensão do significado das palavras e a capacidade de combiná-las para construir frases. As dificuldades nestes dois campos podem reduzir a capacidade de comunicação e a sociabilidade, e comprometer a aprendizagem.

As etapas de desenvolvimento da linguagem estão estudadas, mas a idade em que se atingem os objetivos varia muito: há crianças que começam a falar muito cedo e outras que só clarificam a fala por volta dos 4 anos, sem que isso signifique que tenham um problema. Veja as fases-padrão de desenvolvimento no artigo em anexo.

Se está preocupado com o desenvolvimento da fala do seu filho, consulte o médico de família. Em caso de necessidade, este encaminha-o para um terapeuta da fala. Para recorrer a este profissional pelo privado, obtenha a lista de terapeutas credenciados no site da Administração Central do Sistema de Saúde. Faça a pesquisa pelo primeiro nome ou pelo apelido, em terapeuta da fala.

Acompanhe o tratamento: procure saber o que é feito nas sessões e tente, em casa, reforçar o trabalho com exercícios propostos pelo terapeuta. O envolvimento de quem está próximo da criança - agregado familiar, avós, amas, monitores e professores - é essencial para a sua evolução.


Imprimir Enviar por e-mail