Dicas

Segurança na água: ensine o seu filho a nadar

12 setembro 2017
seguranca na agua

Compre braçadeiras para crianças até aos 4 anos ou até saberem nadar. A partir daí, coletes e "bolhas" são as opções mais seguras. A maioria dos acidentes pode ser evitada se a criança souber nadar e estiver sob vigilância de um adulto.

Equipamentos de praia: guia de compras

Braçadeiras, coletes ou  “bolhas”ajudam na aprendizagem da natação e podem ser usados em zonas mais fundas. Mas não descure a vigilância. Evite uma boia redonda sem fundo, pois a criança pode passar através dela.

Fáceis de utilizar, as braçadeiras devem estar bem colocadas, próximo dos ombros para evitar que saiam acidentalmente. 

Os coletes oferecem melhor ajuste e flutuabilidade, além de deixarem os braços livres.

As “bolhas” são mais úteis quando o utilizador tem alguma prática de natação. Só encontra à venda para crianças com mais de 2 anos. Ajuste a “bolha” na parte superior do corpo, acima da cintura, para evitar que a criança se vire e fique com a cabeça (a parte mais pesada do corpo) debaixo de água. 

As “bolhas” superam uma das provas de segurança básica: câmara-de-ar dupla (se insufláveis), válvula de retenção (para, quando aberta, reter 75% do ar após dois minutos) e fivelas com bloqueio duplo. O último elemento nem sempre está presente.

Exemplo de uma "bolha".
Exemplo de uma "bolha".

Bonecos insufláveis são brinquedos

Os barcos, as figuras insufláveis e a maioria dos colchões e flutuadores são considerados brinquedos. Não estão obrigados a cumprir certas normas de flutuação básicas. Só devem ser usados em zonas onde a criança possa apoiar os pés. E nunca no mar ou num rio, onde a corrente e o vento arrasta para longe da costa ou das zonas onde tem pé.

Os brinquedos insufláveis escondem riscos: no caso de saltar junto à borda da piscina, podem rebentar e a criança magoar-se ao embater nesse bordo ou mesmo contra o fundo.

Os bonecos insufláveis são brinquedos, e não uma ajuda à natação.
Os bonecos insufláveis são brinquedos, e não uma ajuda à natação.