Dicas

Prevenir e tratar a obstipação infantil

04 janeiro 2016

04 janeiro 2016

A obstipação durante a infância, principalmente durante os 3 primeiros anos de vida, é normal. Se a sua criança sofre deste mal, saiba como resolver o problema.

A obstipação é algo comum em crianças pequenas, principalmente nas que estão a largar as fraldas e a começar a utilizar a casa de banho. O stresse da mudança ou uma alimentação pobre em fibras podem ser algumas das causas.  

Se a sua criança defeca menos de 3 vezes por semana ou se a evacuação é dolorosa, com esforço e acompanhada por choro, pode sofrer de obstipação. 

O tratamento para a obstipação depende da idade da criança. Deve começar pela adoção de hábitos alimentares, com ingestão de alimentos ricos em fibras. 

Caso o problema persista, o pediatra indicará o tratamento mais adequado. Para prevenir o problema, siga alguns conselhos.

  • A criança deve beber 6 a 8 bebidas por dia, incluindo lácteas.
  • Uma alimentação variada, rica em fruta e vegetais, e exercício físico são essenciais. 
  • Crie rotinas para a criança, habitue-a a ir regularmente à casa de banho, depois das refeições e antes de ir para a cama. 
  • Assegure-se de que a criança tem os pés bem assentes no chão ou em alguma estrutura, quando vai à casa de banho. A postura da criança é essencial para facilitar o processo. 
  • Permaneça calmo quando estiver a ajudar o seu filho na casa de banho, para que a criança não veja o ato como um momento de stresse. 
  • Questione a criança acerca do que ela sente ao ir à casa de banho na escola, ou mesmo em casa, para perceber como a pode ajudar, caso se sinta desconfortável.  


Imprimir Enviar por e-mail