Dicas

Limites ao controlo do Facebook, outras redes sociais e e-mails nas empresas

Dicas para definir fronteiras

Até agora, em Portugal, o único caso de despedimento por justa causa por difamação da entidade patronal no Facebook não estava relacionado com o controlo de comunicações, mas com vários “posts”sobre a empresa num grupo da rede social.

  • Para saber quais os limites no seu meio de trabalho, consulte o regulamento interno da sua empresa sobre este tema.
  • Crie pastas próprias, devidamente identificadas, para arquivar o correio eletrónico de conteúdo pessoal.
  • Delimite horários para navegar nas redes sociais: guardar um período na hora de almoço ou ao final da tarde pode ser a solução.
  • Não se exponha de mais e não forneça informação (pelo menos, a detalhada) sobre a empresa onde trabalha.
  • Seja seletivo: criar contas em inúmeras redes sociais aumenta a possibilidade de dispersão no trabalho.
  • Algumas páginas na Internet e aplicações permitem usar as contas do Facebook, Twitter ou Google+, em vez de criar um novo registo de utilizador. Ao fazê-lo, podem pedir acesso a informação que só partilha com os seus amigos ou publicar “posts” ou “tweets” em seu nome. Não tem de aceitar: normalmente, a rede social dispõe de um botão para “omitir” ou “ocultar”.
  • Controle as aplicações em que se registou com a conta da rede social e verifique que tipo de informação do seu perfil é utilizada pela aplicação.