Como testamos

Toalhitas para bebé: como testamos

Mão a limpar um bebé com uma toalhita

Avaliámos a eficácia, as características, como o tamanho, a textura e a suavidade, e o impacto ambiental de 21 toalhitas húmidas usadas na muda da fralda do bebé.

Testámos toalhitas húmidas usadas na muda da fralda rotuladas como sendo à base de “água”,  para “pele normal” e “pele sensível”, vendidas em supermercados, lojas da especialidade, perfumarias, farmácias e parafarmácias.

Escrutinámos a informação disponibilizada no rótulo. Além dos requisitos obrigatórios por lei, como a data de durabilidade mínima ou o período após a abertura, o nome e a morada do fabricante ou distribuidor e precauções de uso, também verificámos se havia menções proibidas (“sem parabenos” ou expressões com o mesmo significado) e procurámos alertas para a presença de plástico na embalagem. Segundo a regulamentação europeia do plástico, estes são obrigatórios, sempre que os produtos (neste caso, as toalhitas) incluam aquele material. 

Ao nível da segurança, avaliámos o potencial risco para a saúde dos ingredientes indicados no rótulo, a partir da literatura científica, seguindo o princípio da precaução. Ou seja, penalizámos os produtos que incluem substâncias em relação às quais existem dúvidas, apesar de a sua utilização não ser proibida. É o caso do cloreto de cetilpiridínio (antimicrobiano), que tem potencial para irritar a pele, das fragrâncias alergénicas e dos perfumes, que podem causar alergias e dermatites.

A eficácia foi determinada com base na experiência de 30 cuidadores de bebés entre os seis e os 36 meses. Todos receberam as embalagens descaracterizadas, de modo a não conseguirem identificar a marca, e usaram cada um dos produtos durante uma semana. Após a utilização, preencheram um questionário, no qual assinalaram o número médio de toalhitas por muda de fralda e avaliaram:

  • a capacidade para limpar fezes e urina, a sensação de hidratação da pele e o número de toalhitas necessário;
  • as características do produto, incluindo o aspeto, textura, tamanho, formato, resistência, suavidade e nível de humidade;
  • o produto no seu todo e a possibilidade de virem a comprá-lo.

Verificámos ainda o impacto ambiental dos produtos, com base no peso e no material da embalagem e da toalhita.

 

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