Toalhitas para bebé: como testamos

Testámos toalhitas húmidas usadas na muda da fralda rotuladas como sendo à base de “água”, para “pele normal” e “pele sensível”, vendidas em supermercados, lojas da especialidade, perfumarias, farmácias e parafarmácias.
Escrutinámos a informação disponibilizada no rótulo. Além dos requisitos obrigatórios por lei, como a data de durabilidade mínima ou o período após a abertura, o nome e a morada do fabricante ou distribuidor e precauções de uso, também verificámos se havia menções proibidas (“sem parabenos” ou expressões com o mesmo significado) e procurámos alertas para a presença de plástico na embalagem. Segundo a regulamentação europeia do plástico, estes são obrigatórios, sempre que os produtos (neste caso, as toalhitas) incluam aquele material.
Ao nível da segurança, avaliámos o potencial risco para a saúde dos ingredientes indicados no rótulo, a partir da literatura científica, seguindo o princípio da precaução. Ou seja, penalizámos os produtos que incluem substâncias em relação às quais existem dúvidas, apesar de a sua utilização não ser proibida. É o caso do cloreto de cetilpiridínio (antimicrobiano), que tem potencial para irritar a pele, das fragrâncias alergénicas e dos perfumes, que podem causar alergias e dermatites.
A eficácia foi determinada com base na experiência de 30 cuidadores de bebés entre os seis e os 36 meses. Todos receberam as embalagens descaracterizadas, de modo a não conseguirem identificar a marca, e usaram cada um dos produtos durante uma semana. Após a utilização, preencheram um questionário, no qual assinalaram o número médio de toalhitas por muda de fralda e avaliaram:
- a capacidade para limpar fezes e urina, a sensação de hidratação da pele e o número de toalhitas necessário;
- as características do produto, incluindo o aspeto, textura, tamanho, formato, resistência, suavidade e nível de humidade;
- o produto no seu todo e a possibilidade de virem a comprá-lo.
Verificámos ainda o impacto ambiental dos produtos, com base no peso e no material da embalagem e da toalhita.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |