Notícias

Hotéis para cães e gatos: quanto custa a estadia?

Vai de férias, ou está doente, e precisa de deixar o patudo em boas mãos? Saiba como escolher o hotel ideal para o seu animal. 

  • Dossiê técnico
  • Teresa Rodrigues
  • Texto
  • Rita Santos Ferreira e Filipa Rendo
22 junho 2021
  • Dossiê técnico
  • Teresa Rodrigues
  • Texto
  • Rita Santos Ferreira e Filipa Rendo
Cão dentro de uma mala de viagem

iStock

Com a chegada das férias, surge o problema de onde deixar os animais de estimação. Nem todos os donos têm a hipótese de levá-los consigo. O mesmo problema aparece também para quem está doente e não pode cuidar do seu companheiro de todas as horas. De forma a resolver esse contratempo, existem hotéis para animais de estimação um pouco por todo o País.

Hotel de sonho para animais 

O mercado destes paraísos para hóspedes de quatro patas está em exponencial crescimento. E, cada vez mais, os donos procuram o melhor para o seu animal de estimação, tornando-se consumidores exigentes no que a estas instalações diz respeito. 

Se, por um lado, existem típicos hotéis com os serviços básicos, por outro, encontramos verdadeiros resorts. Estes espaços são equipados com suítes privadas e camas em plataforma, e fazem a transmissão de programas de televisão para animais. Passeios e festas de aniversário são iniciativas que também oferecem, para proporcionar ao seu amigo o melhor conforto possível.

Reserve com antecedência

A época alta, regra geral, é crítica. Por isso, faça a reserva com antecedência (ao marcar as suas férias, por exemplo). A maioria dos estabelecimentos não tem regras quanto à duração mínima e máxima da estadia. Porém, é importante ter isso em conta. 

Tal como num hotel mais convencional, também estes têm check-in. Informe-se sobre o horário de check-in e de check-out, porque, apesar de alguns hotéis usarem o mesmo esquema dos hotéis para pessoas, outros cobram à noite, e o horário de entrada e saída pode ser diferente. Boletim de vacinas atualizado (por exemplo, com a vacina da tosse do canil), desparasitações e microchip são alguns dos documentos necessários para a reserva. Há hotéis que pedem o comprovativo de morada dos donos. Alguns têm critérios de admissão como o comportamento do animal (se é agressivo ou não), a sociabilidade ou a existência de doenças transmissíveis. 

Como escolher o hotel ideal para os animais?

Primeiro, certifique-se de que o alojamento está licenciado pela câmara municipal da região e se tem autorização da Direção-Geral da Alimentação e Veterinária (DGAV). Depois, verifique se dispõe de um espaço para a prática de exercício e se tem condições de higiene. Compare preços e veja o que está incluído. Por último, veja se o estabelecimento tem protocolos com um veterinário, caso o seu amigo necessite de cuidados enquanto o dono está ausente.

Localização e preços dos hotéis para cães e gatos

Exclusivo Simpatizantes

Para ler, basta ter conta no site (disponível para subscritores e não-subscritores).

Entrar

Não tem acesso? Criar conta gratuita

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.