Guia de compras

Donos fora, comida na hora para cães e gatos

19 julho 2018
dispensador

19 julho 2018
Passa muito tempo fora de casa? Quer comprar um dispensador que garanta a alimentação do cão ou gato? Revelamos as melhores soluções.

Automáticos ou não, para umas horas ou para mais de um dia, há vários dispensadores. A maioria permite aos donos ausentarem-se por 48 horas, mas alguns prolongam o período até 96 horas (quatro dias). Podem ser utilizados por cães e gatos. Uma parte destina-se apenas a alimento seco e outra combina ração e alimento húmido. Alguns contêm um reservatório de água, mas pode adquirir um bebedouro à parte (entre € 9,99 e € 39,99). Na PROTESTE Viagens encontra o guia de completo para o seu animal e a melhor informação para explorar na próxima viagem.

Uma das grandes diferenças entre dispensadores reside na possibilidade de serem ou não programáveis. Com os dispensadores programáveis pode agendar o horário da refeição e adequar a dose ao porte do animal. O número de programações varia em função da quantidade. Se tiver, por exemplo, um dispensador para quatro refeições, pode disponibilizar alimento uma vez por dia, durante quatro dias, ou quatro vezes no mesmo dia, a horas diferentes.

Já nos dispensadores não-automáticos, o compartimento enche-se de cada vez que o gato ou o cão come. A escolha depende das necessidades de cada dono e do valor a investir. Prefira ração em vez de alimento húmido. Não se estraga tão depressa e não deixa cheiro.

O dispensador de ração mais sofisticado

Preço: 55,99 a 119,99 euros.

Please fill the source and the alt text 
Este tipo de dispensador tem um microchip que reconhece o animal.

Para ração seca ou água, dispensador não-automático

Capacidade: 200 ml a 11 l
Preço: 3,29 a 22,99 euros
Enchem-se quando o compartimento fica vazio e não são recomendados para cães e gatos obesos nem para longos períodos de ausência dos donos.

Please fill the source and the alt text 
Alimento sempre disponível. Não podem ser programados.

Para ração seca e húmida, dispensador com mensagem de voz

Capacidade: 200 a 400 g 
Preço: 39,99 a 79 euros
Além da programação das doses e horários, permitem gravar uma mensagem para incentivar o animal a comer. Têm 4 a 6 compartimentos para alimento que funcionam de modo rotativo.

Please fill the source and the alt text 
Usam pilhas, mas emitem um alerta quando for necessário trocá-las.

Para ração seca e húmida, dispensador automático e programável

Capacidade: 300 a 450 g 
Preço: 14 a 36,99 euros
O sistema de arrefecimento mantém a comida húmida fresca. A tampa só abre no momento da refeição, o que protege a comida e o dispositivo de cães e gatos mais curiosos.

Please fill the source and the alt text 
São programáveis para apenas uma ou duas refeições.

Para ração seca, dispensador automático e programável

Capacidade: 2,25 a 5 kg
Preço: 49,99 a 146,99 euros
Como têm um reservatório de grande capacidade e permitem ajustar as doses e o horário das refeições, possibilitam um período de ausência de 48 a 96 horas.

Please fill the source and the alt text 
Entre 49,99 e 146,99 euros, este dispensador funciona a pilhas.
Apesar de reconhecer a mais-valia destes dispositivos, sobretudo para donos que passam muito tempo fora, a veterinária Ilda Gomes Rosa, professora na Faculdade de Medicina Veterinária, da Universidade de Lisboa, aconselha a utilização de forma pontual e só nos casos em que os animais já estejam familiarizados com os objetos. “É muito fácil um cão roer o dispensador, sobretudo se for jovem e não tiver sido educado. Os gatos são mais tranquilos”. Mas há outros inconvenientes, sublinha: “É difícil controlar o que os animais comem, ainda que alguns dispositivos permitam dosear a ração. Além disso, a qualidade altera-se, se o alimento estiver muito tempo no recipiente”.


Imprimir Enviar por e-mail