Alertas

Micro-ondas perigosos: conheça os modelos eliminados

19 outubro 2018
micro-ondas perigosos

19 outubro 2018

Há 2 modelos eliminados no nosso teste devido a temperaturas excessivas na superfície, sobretudo, no topo e na porta. Já solicitámos à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) que os retire do mercado.

No nosso teste a micro-ondas, detetámos 2 equipamentos perigosos. Em ambos medimos temperaturas acima dos valores permitidos para o tipo de superfície, segundo a norma de segurança elétrica. O topo e a porta dos micro-ondas são os pontos mais críticos por atingirem temperaturas excessivas 30 minutos após a função grill estar ativa. Já demos conhecimento da situação à Direção-Geral do Consumidor, responsável pela comunicação no sistema de alerta RAPEX, e denunciámos à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica para que retire os modelos das lojas. Até agora, não obtivemos resposta sobre os modelos perigosos que denunciámos. Continuam com maus resultados e à venda.

Micro-ondas perigosos

Não
comprar
DAEWOO KOG 6F27
a partir de
 58,96
Não
comprar
TEKA MW 21IVS
a partir de
 89,50

No micro-ondas com grill DAEWOO KOG 6F27 medimos 92,5 ºC no topo da superfície de metal revestido, quando o limite é de 80 ºC para este tipo de superfície. No micro-ondas com grill TEKA MW 21IVS medimos 91ºC na porta, quando o máximo admissível para superfícies de vidro é de 85 ºC.

Como testamos a segurança

Em outubro de 2013, as normas sobre as temperaturas máximas para superfícies em micro-ondas foram finalmente estabelecidas. Desde então, os equipamentos têm demonstrado melhorias na segurança térmica e nas fugas de radiação. Os nossos testes demonstram que alguns fabricantes conseguem conceber aparelhos que, durante o funcionamento, não atingem as temperaturas limite das normas nas superfícies exteriores de contacto.

A cláusula que permitia que a temperatura máxima fosse o dobro caso os aparelhos apresentassem um aviso gravado ou colado de “superfície quente” foi entretanto revogada, porque não era suficiente para garantir a segurança dos consumidores. A Comissão Europeia considerou que o risco de queimaduras para pessoas e animais domésticos se mantinha com esta cláusula. Esta revogação foi o que sempre defendemos. 

Facilmente os avisos de segurança perdem leitura.
Alguns avisos de segurança facilmente perdem leitura.
Se procura um micro-ondas seguro e com um bom desempenho, escolha um equipamento simples, só para aquecer e descongelar, ou com grill, para aquecer, descongelar, grelhar e gratinar.