Alertas

Micro-ondas perigoso: conheça o modelo a não comprar

22 novembro 2019
pessoa a colocar prato no micro-ondas

A segurança dos micro-ondas tem melhorado nos nossos testes, mas ainda há um modelo perigoso à venda.

No micro-ondas com grill DAEWOO KOG 6F27, medimos 92,5ºC no topo da superfície de metal revestido, com risco de queimaduras para o utilizador. Segundo a norma de segurança para estes equipamentos, o limite é de 80ºC para este tipo de superfície. O topo e a porta dos micro-ondas são os pontos mais críticos por atingirem temperaturas excessivas 30 minutos após a função grill estar ativa.

Em 2018, já demos conhecimento da situação à Direção-Geral do Consumidor, responsável pela comunicação no sistema de alerta RAPEX, e denunciámos à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, para retirar o modelo das lojas. Até agora, não obtivemos resposta à nossa denúncia. Continua à venda, pelo que voltámos a contactar aquela entidade responsável pela segurança dos consumidores.

Como testamos a segurança

Em outubro de 2013, as normas sobre as temperaturas máximas para superfícies em micro-ondas foram finalmente estabelecidas. Desde então, os equipamentos têm demonstrado melhorias na segurança térmica e nas fugas de radiação. Em 2010, detetámos falhas ao nível térmico em oito aparelhos; em 2015, cinco equipamentos não cumpriam os requisitos de segurança térmica. Desta vez, apenas um modelo foi eliminado por atingir temperaturas excessivas.

Os nossos testes demonstram que alguns fabricantes conseguem conceber aparelhos que, durante o funcionamento, não atingem as temperaturas limite das normas nas superfícies exteriores de contacto.

A cláusula que permitia que a temperatura máxima fosse o dobro caso os aparelhos apresentassem um aviso gravado ou colado de “superfície quente” foi revogada porque não era suficiente para garantir a segurança dos consumidores. A Comissão Europeia considerou que o risco de queimaduras para pessoas e animais domésticos se mantinha com esta cláusula. Esta revogação foi o que sempre defendemos. 

Facilmente os avisos de segurança perdem leitura.
Alguns avisos de segurança facilmente perdem leitura.

Se procura um micro-ondas seguro e com um bom desempenho, escolha um equipamento simples, só para aquecer e descongelar, ou com grill, para aquecer, descongelar, grelhar e gratinar. Confirme os melhores micro-ondas no nosso teste.

 

Micro-ondas perigoso

Não
comprar
DAEWOO KOG 6F27
PERIGOSO
a partir de
 52,02