Notícias

Micro-ondas e fornos: limites para temperaturas exteriores

22 janeiro 2018
Micro-ondas e fornos: limites para temperaturas exteriores

22 janeiro 2018

Para segurança dos utilizadores, os fabricantes de fornos, placas e micro-ondas são obrigados a cumprir regras quanto à temperatura das superfícies exteriores.

Os micro-ondas têm de cumprir os limites de temperatura de superfície, de acordo com a norma de segurança elétrica. O mesmo acontece com os fogões.

Como testamos a segurança

No caso dos fornos, a temperatura máxima para o metal é de 65ºC, para o metal revestido, 75ºC, para o vidro e cerâmica, 80ºC, e para o plástico e revestimento de plástico, 85ºC. Já para os micro-ondas, as temperaturas limites sobem, para cada material, 5ºC face aos fornos.

Os limites máximos admissíveis de temperaturas de superfície, definidos na nova norma de segurança, vão ao encontro das nossas reivindicações. Usamos esses critérios há mais de uma década nos testes de segurança térmica dos micro-ondas.

Os nossos testes a micro-ondas incluem a medição das temperaturas nas superfícies exteriores de contacto.
Os nossos testes a micro-ondas incluem a medição das temperaturas nas superfícies exteriores de contacto.

Os nossos testes demonstram que alguns fabricantes conseguem conceber aparelhos que, durante o funcionamento, não atingem as temperaturas limite das normas nas superfícies exteriores de contacto. Na segurança elétrica, temos notado uma franca melhoria. Ao contrário de testes anteriores, não detetámos partes ativas acessíveis, com risco de eletrocussão, nem fugas de radiação acima de níveis admissíveis. É necessário que os fabricantes e as entidades fiscalizadoras atuem para que aqueles limites sejam respeitados.

Este ano foi revogada a cláusula que permitia que a temperatura máxima admissível fosse o dobro, caso os equipamentos apresentassem um aviso gravado ou colado de “superfície quente”. Ficamos satisfeitos e os consumidores conquistam assim mais uma vitória, porque aquela cláusula dava azo a que os fabricantes optassem por colocar o aviso, em vez de melhorarem os equipamentos.