Guia de compras

Micro-ondas: guia de compras

14 novembro 2019
Micro-ondas

O mesmo micro-ondas pode estar à venda por mais de € 90, consoante a loja.

Antes de escolher, siga as nossas recomendações. O nosso teste é o melhor guia para acertar na escolha, levar um equipamento seguro para casa e poupar muito dinheiro.

Para o bom funcionamento do aparelho, convém que se faça uma limpeza regular, o que nem sempre é uma tarefa fácil. Verifique se o interior não tem recantos difíceis e arestas cortantes. O prato giratório e a grelha não devem ser muito pesados.

 Alguns micro-ondas vêm equipados com um acessório de limpeza a vapor, constituído por um reservatório para encher com água e detergente. Certifique-se de que o orifício para abastecer é largo e não exige muita precisão, sobretudo se as mãos tremem.

Bons exemplos de micro-ondas

teste deco micro-ondas

Maus exemplos de micro-ondas


Materiais com licença

Nem todos os recipientes podem ser utilizados no micro-ondas: alguns partem-se (por exemplo, madeira) ou refletem as radiações e impedem os alimentos de aquecer, como os metálicos. Certos aparelhos não permitem usar loiça com decorações douradas. Consulte o manual do micro-ondas.

O vidro e a cerâmica são materiais adequados para aquecer ou cozinhar a temperaturas elevadas. O mesmo não acontece com todos os tipos de plástico.

As caixas de plástico indicadas para micro-ondas são seguras para aquecer ou descongelar alimentos. Evite preparações com tomate, cenoura, molhos gordurosos ou açúcar. Podem manchar o plástico e libertar odores. Com estes alimentos, ou para cozinhar, prefira recipientes de vidro. 

Cozinhar a vapor

Os acessórios para cozinhar no micro-ondas são vendidos em vários tamanhos e formatos. Existem modelos que estão desenhados para facilitar a arrumação e podem ser dobrados, ocupando apenas metade do espaço; outros podem ser difíceis de arrumar na cozinha.

Para cozinhar a vapor no micro-ondas, os acessórios são de plástico ou silicone e podem ter capacidade para uma ou várias pessoas. Os formatos variam entre o de cesto ou de tacho e muitos servem de marmita.

Alguns modelos trazem uma espécie de rede que permite cozinhar em dois níveis, por exemplo peixe e legumes ao mesmo tempo. Se o seu objetivo é cozinhar vários alimentos em simultâneo, esta é uma boa alternativa. Se apenas pretende cozinhar vegetais, um modelo com um nível de cozedura é o mais indicado.