Guia de compras

Como escolher o micro-ondas

Mulher abre porta de microondas numa loja para ver o seu interior enquanto escolhe que modelo comprar

Um bom micro-ondas sem grill custa, em média, 80 euros. Se deseja um modelo com esta função, terá de gastar, também em termos médios, mais 30 euros. Saiba ainda que recipientes pode usar e como limpar o eletrodoméstico.

Para aquecer e descongelar, uma versão sem grill serve na perfeição. Se for mais “exigente” e pretender uma lasanha, uma piza ou um frango assado, já precisa do grill, uma resistência que permite dourar ou gratinar. Veja os resultados completos do teste da DECO PROTESTE.

Micro-ondas com ou sem grill ou combinados

Os aparelhos sem grill descongelam e aquecem com competência. São eficazes a cozinhar pratos pré-preparados ou receitas pouco complexas, como derreter manteiga ou chocolate. Com 50 euros, já encontra um modelo capaz de boas prestações.

Por sua vez, os micro-ondas com grill, além de descongelarem e aquecerem, podem dourar ou gratinar alguns pratos, graças a uma resistência. Preste atenção à potência desta função: sendo demasiado baixa, o frango ou a piza podem testar-lhe a paciência até ficarem preparados.

Já os micro-ondas combinados têm um sistema de convecção que lhes permite assar e cozinhar de forma semelhante à dos fornos clássicos. Mas não os substituem por completo, dado que não incluem todas as funções de cozedura presentes num forno clássico. Ainda assim, se a cozinha é apertada para um forno e um micro-ondas em simultâneo, um combinado pode ser uma opção a considerar. O preço pode ser bastante elevado.

Marcas mais fiáveis

Micro-ondas simples e com grill: 88 mil consumidores revelam as marcas mais fiáveis e as principais avarias. Em abril de 2022, a DECO PROTESTE fez um inquérito sobre a fiabilidade dos pequenos eletrodomésticos aos subscritores das organizações de defesa do consumidor em Portugal, Espanha, Itália, Bélgica e França. Para obter resultados mais robustos, juntou a amostra do estudo anterior. No total, mais de 88 mil respostas permitem revelar as marcas mais fiáveis, com base nas avarias mais frequentes. Reunimos, no total, 88 033 respostas válidas, 11 544 das quais em Portugal. O ranking varia entre uma e cinco estrelas. Quanto mais estrelas tiver uma marca, mais garantias terá quanto ao risco de avaria.

Nove em cada dez inquiridos têm um micro-ondas, um modelo simples em metade dos casos, tendo os restantes optado por uma versão com grill (37%) ou combinado (14%), com a função de forno. Cerca de três quartos dos utilizadores usam este aparelho várias vezes por dia.

Avarias nos botões e comandos persistem

Problemas nos botões e nos comandos são as avarias mais reportadas, sobretudo no caso das marcas Becken, Fagor, Kunft, Moulinex, Selecline, Smeg e Teka. O painel e os indicadores luminosos (em particular nos equipamentos Becken, Selecline, Smeg e Teka) ou a luz interior (Beko, Becken, Kunft, Selecline e Teka) são também vulneráveis. O mecanismo do prato giratório e a abertura da porta também motivam queixas. As marcas que menos avariam obtêm cinco estrelas: são 35, ou seja, mais de metade das contempladas.

MICRO-ONDAS
MARCA FIABILIDADE
Indesit Avaliação: 5
Orima Avaliação: 5
Severin Avaliação: 5
Haier Avaliação: 5
Flama Avaliação: 5
Kunft Avaliação: 5
Jocel Avaliação: 5
Ikea Avaliação: 5
Cata Avaliação: 5
Hotpoint-Ariston Avaliação: 5
Crown Avaliação: 5
ok. Avaliação: 5
Panasonic Avaliação: 5
Electronia Avaliação: 5
Orbegozo Avaliação: 5
Sharp Avaliação: 5
Brandt Avaliação: 5
Daewoo Avaliação: 5
Qilive Avaliação: 5
Cecotec Avaliação: 5
Samsung Avaliação: 5
LG Avaliação: 5
Hoover Avaliação: 5
Whirlpool Avaliação: 5
Becken Avaliação: 5
Neff Avaliação: 5
Bosch Avaliação: 5
Candy Avaliação: 5
Beko Avaliação: 5
Miele Avaliação: 5
AEG Avaliação: 5
Balay Avaliação: 5
DeDietrich Avaliação: 5
Electrolux Avaliação: 5
Siemens Avaliação: 5
Clatronic Avaliação: 4
Taurus Avaliação: 4
Franke Avaliação: 4
Fagor Avaliação: 4
Moulinex Avaliação: 4
Saivod Avaliação: 4
Teka Avaliação: 4
Selecline Avaliação: 4
Zanussi Avaliação: 4
Smeg Avaliação: 4
Toshiba Avaliação: 4

Bons exemplos de micro-ondas

  

 

Maus exemplos de micro-ondas


Materiais que pode usar no micro-ondas

Nem todos os recipientes são adequados: alguns partem-se, como a madeira, ou refletem as radiações e impedem os alimentos de aquecer, como o metal. Certos micro-ondas também não permitem usar loiça com decorações douradas. Consulte o manual do aparelho.

Vidro

A maioria dos recipientes de vidro aguenta uma ida ao micro-ondas. Para fazer a prova dos nove, encha o recipiente com água e leve-o a aquecer durante um minuto. Se, no final, a água estiver fria e o recipiente quente, significa que não é indicado. Em qualquer dos casos, o vidro não deve ser sujeito a temperaturas elevadas durante muito tempo, porque pode partir-se.

Cerâmica

Pode ser usada, desde que não apresente partes ou desenhos metálicos.

Plástico

As caixas de plástico que podem ser usadas no micro-ondas costumam trazer um símbolo a indicá-lo. Se não ostentarem este símbolo, não as utilize, pois, a altas temperaturas, as partículas do plástico podem migrar para os alimentos, um fenómeno favorecido por certas preparações. Evite cozinhados que contenham tomate, cenoura, molhos gordurosos ou açúcar. Com estes alimentos, ou para cozinhar, prefira recipientes de vidro.

Silicone

Em geral, os recipientes de silicone podem ser utilizados no micro-ondas.

Metal

Os metais devem ser evitados. A maioria não se adequa. No entanto, alguns recipientes para aquecimento no micro-ondas são feitos de alumínio. Descarte o metal, a menos que seja expressamente declarado no rótulo do recipiente que este pode ser usado. Não deixe colheres nas chávenas, se as levar ao micro-ondas.

Cozinhar a vapor

Para cozinhar a vapor no micro-ondas, existem acessórios de plástico ou silicone. Os formatos variam entre o cesto e o tacho, e muitos destes recipientes servem até de marmita, com capacidade para uma ou mais pessoas.

Alguns micro-ondas trazem um acessório que se encaixa no prato rotativo e permite cozinhar em dois níveis: por exemplo, peixe em baixo e legumes em cima. Para cozinhar vários alimentos em simultâneo, trata-se de uma boa solução. Se apenas pretende preparar vegetais, um modelo com um nível será o mais indicado.

Como limpar o micro-ondas?

Para o bom funcionamento do aparelho, convém fazer uma limpeza regular, que o mantenha longe de gorduras e outros detritos. Passe um pano húmido por todos os recantos, pelas paredes interiores e exteriores, pela porta e pelo prato giratório. Veja no manual se pode lavar o prato na máquina da loiça.

Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão

Somos a DECO PROTESTE, a maior organização de consumidores portuguesa, consigo há 30 anos. A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio.

Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.

 

Junte-se a nós