Dicas

Micro-ondas: o fim dos mitos

29 setembro 2017
Mitos dos micro-ondas

29 setembro 2017
O que deve ou não fazer no micro-ondas? Pode cozinhar saudável neste equipamento? Esclarecemos as dúvidas mais comuns e deixamos algumas sugestões de compras.

Limpeza e manutenção

Escolhido um modelo de micro-ondas seguro, importa mantê-lo em perfeito estado de funcionamento. Verifique regularmente se a porta fecha bem e se o vidro se mantém intacto. Na utilização diária, é essencial seguir algumas regras básicas para cozinhar em segurança no micro-ondas.

  • Não ligue o micro-ondas vazio e mantenha as entradas de ar completamente desobstruídas (por exemplo, evite ter muitas coisas em cima do micro-ondas).
  • Não ferva água. Se o fizer e lhe juntar, por exemplo, café ou chá, pode queimar-se: nesse momento, a água fervente ou próxima desse ponto, sofre uma “nova ebulição” repentina, que gera uma bolha e pode atingir a pele. Mais: se deixar ferver líquidos no interior do micro-ondas durante algum tempo, estes podem derramar e danificar o aparelho.
  • Retire os acessórios do interior do micro-ondas (prato, anel do prato e outros) e lave-os com uma esponja e detergente. Enxague bem e seque.
  • Limpe o interior do micro-ondas com um pano ou uma esponja macios e húmidos e detergente da loiça. Evite a entrada de espuma no orifício de circulação. Remova os resíduos de detergente e seque.
  • Para as superfícies exteriores, use também um pano húmido com água e detergente. Evite produtos abrasivos que possam danificar o painel.